quarta-feira, 4 de junho de 2008

Diálogos Regionais Nordeste 1

A Secretaria Estadual da Educação e do Esporte de Alagoas, através da Gerência de Educação Étnico-Racial participa nos dias 04 e 05 de junho de 2008, no Hotel Parque das Águas na Praia de Atalaia, em Sergipe dos Diálogos Regionais – Nordeste 1.

O Encontro organizado pelo Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada e Diversidade/SECAD envolverá 04 estados do Nordeste, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco e tem como objetivo discutir a elaboração do plano nacional e criar mecanismos eficazes para implementação da Lei Federal nº 10.639, sancionada pelo Governo Lula em 2003.

A Secretaria enquanto coordenadora estadual irá representar o Fórum de Educação Étnico-Racial no encontro e como delegada-nata no Encontro Nacional que ocorrerá nos dias 02 e 03 de julho em Brasília. Além das alterações da LDB, o encontro também discutirá a formação inicial e continuada de professores – qualificados para o ensino da temática étnico-racial – e a produção de material didático que trate do assunto.

A Lei – A Lei nº 10.639 estabelece o ensino de cultura e história afro-brasileiras e específica que deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Determina ainda que tais conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo das escolas brasileiras.

A Lei em Alagoas - O estado alagoano é pioneiro na estadualização da Lei Federal, sendo considerado referência na questão do trato da diversidade étnico-racial.
Além da Gerência de Educação Étnico-Racial outras entidades alagoanas participarão dos Diálogos em Sergipe: Centro de Estudos Superiores de Maceió- CESMAC, CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Editora Paulinas, Secretaria Municipal de Educação de São Luís do Quitunde, Secretaria de Educação Municipal Marechal Deodoro, Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros- NEAB, representante da Sociedade Civil do município de Rio Largo, Secretaria de Educação Municipal de Jacuípe, Secretaria de Educação Municipal de União dos Palmares, Secretaria de Educação Municipal de Delmiro Gouveia, Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Instituto Magna Mater, Conselho Municipal de Educação de Maceió, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Piaçabuçu, Conselho Estadual de Educação de Maceió, Sindicato dos Trabalhadores da Educação – SINTEAL, Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Secretaria Municipal de Educação de Atalaia, Secretaria Municipal de Educação de Coruripe e a ONG Anajô (entidade integrante do movimento negro).

Serviço:
Diálogos Regionais Nordeste 1 - A implementação das alterações da LDB
Local: Hotel Parque das Águas, Praia de Atalaia, Aracaju (SE)
Data: 04 e 05 de junho de 2008

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!