quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Zumbi dos Palmares é maior que todos os problemas


Mais um 20 de novembro celebrando o Dia da Consciência Negra no Brasil e os mesmos problemas de anos anteriores. Na cidade de União dos Palmares, onde está instalado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, hoje aconteceu as diversas homenagens ao Líder Negro Zumbi dos Palmares. Na programação grupos culturais de União e de outras cidades de Alagoas. A novidade foi o lançamento do selo e do cartão postal que será comercializado pelos correios em um tiragem limitada.

A Serra da Barriga ainda carece de um acesso melhor, além disso, o antigo refúgio dos quilombolas, tem problemas visíveis como: as palhas que cobrem as ocas, restaurante e demais espaços na serra estão deterioradas, bancos quebrados, caixa de som sem funcionar, dentre outros. Em 2010 eu já havia escrito algo sobre o problema, veja aqui. Genisete Lucena, representante da Fundação Cultural Palmares, informou hoje que na próxima semana começarão as reformas no parque e que possivelmente acabem antes dos 6 meses previstos. Lucena, acredita que com a reforma no parque, o acesso à Serra pode sair, já que não adiantará gastar tanto e só usar o parque no verão.

Esse ano o antecipamento do feriado para dia 16, fez com que muitos não pudessem vim à Serra da Barriga. Muitas pessoas ligadas aos movimentos negros aproveitaram o espaço no palco para repudiarem a decisão do Governo do Estado e da Universidade Federal de Alagoas. Com a estiagem a Lagoa dos Negros deu um susto nas pessoas que lá estavam, pois estava praticamente seca.

No centro e em bairros afastados de União dos Palmares, a "dúvida" era se os estabelecimentos comerciais fechariam ou não e para não correr riscos a maioria dos empresários manteve tudo aberto. Quem não acompanhou a programação cultural esse ano na cidade se perguntava diariamente "Quem vem cantar este ano?" Muita gente não gostou de saber que não haveria nenhuma atração nacional. Pior para o turista e visitante local que, além de não ver nada caracterizado sobre o dono da festa na cidade, tem que pagar 15 reais (moto) ou 40 reais (táxis) para subir ao topo do platô da serra.

Mas a Serra da Barriga é maior. É bonito ver a dedicação dos religiosos de matriz africana nas homenagens aos lideres negros. É contagiante ver a felicidade dos capoeiristas. É esperançoso ver muitas de crianças lá. Enfim,  é renovador subir/descer a SERRA DA BARRIGA.

Viva Zumbi dos Palmares!

Lagoa dos Negros

Fonte: www.jmarcelofotos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!