sábado, 17 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra: Parque Memorial Quilombo dos Palmares recebe homenagem em selo


imagem é uma panorâmica do parque, localizado na Serra da Barriga (AL), onde ficava o quilombo - Imagem: Correios

Os Correios lançam, na próxima segunda-feira (19), edição especial de selos homenageando o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do país. O lançamento acontece na União dos Palmares, em Alagoas.
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra em todo o país. Neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do quilombo e maior representante da luta contra a escravidão no período do Brasil colonial.
A imagem é uma panorâmica do parque, localizado na Serra da Barriga (AL). Foram ilustradas a Muxima de Palmares (Coração de Palmares), em homenagem aos comandantes-em-chefe que formavam o conselho deliberativo da comunidade; a Onjo Cruzambê (Casa do Campo Santo), espaço de apoio às práticas das religiões de matriz africana; uma oca indígena, representando a cultura dos primeiros habitantes da serra, e duas figuras femininas simulando as práticas religiosas desse espaço sagrado.
A arte é de Luciomar de Jesus e a técnica utilizada foi pintura. Os selos terão tiragem de 300 mil exemplares, com valor facial de R$1,20 cada. Também serão emitidos três mil cartões-postais com a ilustração.
A comercialização vai até 31 de dezembro de 2015 e as peças podem ser adquiridas na loja virtual (www.correios.com.br/correiosonline), na Central de Vendas à Distância (centralvendas@correios.com.br) e nas agências dos Correios.
Dia da Consciência Negra
A data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Além da resistência ao sistema escravista, os quilombos foram uma forma coletiva de manutenção da cultura africana. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A criação desta data serve como momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação nacional.
Fonte: Portal Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!