domingo, 18 de novembro de 2012

1ª Cavalgada da Liberdade em União dos Palmares



Hoje pela manhã teve a largada para a 1ª Cavalgada da Liberdade, evento dedicado ao Dia da Consciência Negra. Às 6h da manhã, o  ministro do Esporte, Aldo Rebelo deu início ao evento convocando cavalheiros e amazonas para percorrer os 54 quilômetros, com saída de União dos Palmares até a Serra Dois Irmãos, em Viçosa, provável local onde Zumbi foi morto por tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho.

Descontraido o ministro Aldo Rabelo, conversou com a imprensa e presentes na “Feira do gado”, onde se concentrou os participantes, da cavalgada. Aldo Rabelo, disse na coletiva, que estava feliz pela aceitação do evento e principalmente pela importância do Líder Negro Zumbi dos Palmares, para o povo brasileiro.

Antes da partida, a ministra da Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena de Bairros, falou da importância do evento "que procura ser o mais coerente possível com o que seria a rota de fuga dos moradores do Quilombo dos Palmares". A ministra não acompanhou a cavalgada, pois ia fazer uma vistoria nos trabalhos que estão sendo feitos na Serra da Barriga, junto com Genisete Lucena, Fundação Cultural Palmares, e Alexandro Reis, Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da FCP.

A secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos Kátia Born, disse que "Alagoas precisa ter eventos desse porte, para que tenhamos orgulho de nossa história, resgatando a resistência de Zumbi dos Palmares". O evento contou com a participação do prefeito eleito de União dos Palmares Beto Baía (PSD), a secretária de turismo de União, Izabel Maia Gomes, e muitos cavaleiros e amazonas de fora da cidade. 

1ª Cavalgada da Liberdade tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que irá realizá atividades culturais nos pontos de chegada da cavalgada: Povoado Timbó, Santa Efigênia e Serra Dois Irmãos, em Viçosa. A programação se encerra em Viçosa com diversos grupos culturais. 

Curral da praça “Feira do gado”, antiga Rua do Jatobá em União dos Palmares 


Fonte: JMarcelo Fotos - União dos Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!