quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Conselheiros do CNPIR foram empossados para o biênio 2012/2014

Nomeação é fruto de um processo inédito e democrático que possibilitou a troca dos membros por meio de eleição organizada pela SEPPIR


Os novos representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) foram empossados nesta terça-feira (27) para atuação no biênio de 2012/2014. A nomeação é fruto de um processo inédito e democrático que possibilitou a troca dos membros por meio de eleição organizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) entre os dias 13 e 14 de novembro.

Durante a reunião, a ministra Luiza Bairros empossou os novos membros e agradeceu a participação dos conselheiros que atuaram no último biênio. Sobre o trabalho realizado nesse período, a chefe da SEPPIR ressaltou que irão frutificar nos próximos anos. “Os conselheiros mudam, mas as ações do órgão e os nossos compromissos permanecem”, afirmou a ministra, assegurando que ações elencadas pela gestão passada deverão continuar norteando os trabalhos da SEPPIR.

Durante a cerimônia de posse, o secretário executivo do CNPIR, Sérgio Pedro apresentou o relatório de trabalho dos últimos dois anos. O documento traz as atividades como o que foi desenvolvido pelo grupo de trabalho para implementação do Estatuto da Igualdade Racial e do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), além das discussões para subsidiar o Plano Juventude Viva.

Sérgio Pedro também ressaltou as contribuições dos conselheiros para o Plano Plurianual (PPA 2012/15), a participação no Ano Internacional dos Afrodescendentes no Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI) e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20).

A advogada Vera Baroni representou os antigos conselheiros na saudação aos novos membros. Ela explicou que o trabalho do CNPIR implica fundamentalmente no cotidiano das pessoas, pois efetiva a democracia brasileira. “Esse conselho tem um papel especial, pois contribui para que um dia o racismo seja banido do nosso país”, ressaltou a conselheira.

Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Presidido pelo(a) titular da SEPPIR, o CNPIR é um órgão colegiado, de caráter consultivo e integrante da estrutura básica da secretaria. O órgão tem como finalidade propor, em âmbito nacional, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra e outros segmentos raciais e étnicos da população brasileira. Além do combate ao racismo, o CNPIR tem por missão propor alternativas para a superação das desigualdades raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, ampliando, assim, os processos de controle social sobre as referidas políticas.


Fonte: Ascom SEPPIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!