sábado, 24 de novembro de 2012

COJIRA-AL completa cinco anos de atuação


No dia 24 de novembro de 2012, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), completa cinco anos de fundação. Uma data marcante para o coletivo, que durante esse período tem cumprido a sua missão de dar visibilidade às questões etnicorraciais nos meios de comunicação e combater a discriminação racial no mundo do trabalho, convencido de que a construção da cidadania plena para todos os brasileiros passa, necessariamente, pela obtenção da igualdade racial.

É importante destacar que a luta dos jornalistas pela igualdade racial ganhou força, principalmente, a partir de 2000, quando os sindicatos da categoria começaram a criar as comissões e núcleos específicos, a exemplo dos Sindicatos de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, que juntos apresentaram uma tese sobre a temática, no Congresso Nacional dos Jornalistas realizado na Paraíba, em 2004. A partir daí, os jornalistas brasileiros, capitaneados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) assumiram o compromisso de contribuir de forma incisiva no processo de superação dos problemas raciais na sociedade e particularmente, no mundo do trabalho.

A Cojira Alagoas foi a quinta comissão a ser criada e a primeira do Nordeste, sendo considerada uma das mais atuantes. Ajudou na criação da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), como órgão de assessoria da Fenaj para assuntos de raça e etnia, além de representar a federação no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Cnpir), vinculado à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República, na gestão 2010\2012.

Desde a sua fundação, a Cojira-AL tem procurado interagir com as entidades do movimento social negro no Estado, apoiando na divulgação das atividades relacionadas à temática, e contribuindo com a fomentação de pautas específicas nos veículos de comunicação. Nesse sentido, mantém há quatro anos a Coluna Axé, publicada todas as terças-feiras, no Jornal Tribuna Independente, e o blog, cujo endereço é www.cojira-al.blogspot.com, onde são divulgadas todas as atividades do movimento negro alagoano, incluindo as religiões de matriz africana.

Além disso, há três anos publica o Encarte Afro Especial, no dia 20 de novembro e participa do Projeto IZP no Mês da Consciência Negra, uma série de cinco programas diários, especialmente sobre a temática étnicorracial, veiculados nas rádios: Educativa FM e Difusora de Alagoas.

Ainda no âmbito das parcerias, realiza periodicamente o Projeto Tambor Falante, junto com o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, bem como seminários de capacitação para os jornalistas em geral e encontros de formação para os integrantes da Cojira. Vale destacar a participação no Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, realizado pela Fenaj em parceria com a ONU Mulheres, em oito capitais brasileiras, em agosto de 2011.

Vamos em frente, ainda temos muito que fazer! Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!