terça-feira, 24 de agosto de 2010

Conversas Negras

Por: Helciane Angélica


De 24 a 26 de agosto, o Projeto Raízes de Áfricas coordenado pela educadora e redatora publicitária Arísia Barros, realizará o I Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta” no auditório da Federação das Indústrias de Alagoas no bairro do Farol em Maceió-AL.

Tem como principais objetivos: estabelecer um canal de comunicação entre a população e as instituições locais, proporcionando o sentimento de pertencimento étnico, contribuir para o enfrentamento do racismo estrutural e suas consequências sociais; agregar valores aos currículos institucionais contemplando e problematizando temas relacionados com as questões que dizem respeito ao negro na sociedade brasileira (Lei Caó nº 7.716/89, Lei Federal nº 10.639/03, Lei Estadual nº6.814/07); aproximar a sociedade do ideário acadêmico e a academia das conversas negras/sociais e de pesquisas que exploram de forma positiva a etnicidade negra; além de socializar ferramentas didáticas e conteúdos referentes ao ensino da História da África e cultura afro-brasileira.

Foram destinadas 150 vagas, e a meta principal é possibilitar a criação de um Fórum Intergovernamental Contra o Racismo Estrutural. A programação é bem extensa com oficinas, palestras e debates, destacando-se: As perspectivas políticas para a população negra em 2011 (Ano Internacional dos Afro-descendentes); Os Fóruns Permanentes de Educação e Diversidade Étnicorraciais e as Diferentes Possibilidades de Construção de Outros Olhares na Educação Formal; “Deficiência e Negritude” - A deficiência como hiato racial entre negros e brancos; De olho no preconceito: uma análise sobre os personagens negros em livros para crianças e adolescentes; Cultura e Mídia Não Discriminatórias e/ou Mais Mulheres Negras no Poder; Roda de Conversa para Blogueiros/Blogueiras, Twiteiros/Twiteiras e Afins; dentre outros assuntos interessantes.

Outro importante momento será o lançamento de dois livros no dia 24 às 20h, que se destacam pela reflexão crítica e atualizada, além de ter o recorte de gênero e etnia. São eles: “O negro na Polícia Militar: cor, crime e carreira no Rio de Janeiro” escrito por Carlos Nobre Cruz – jornalista, pesquisador, professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio e mestre em Ciências Penais (Universidade Cândido Mendes), e o livro “Mulheres Negras do Brasil” de Schuma Schumer e Érico Vital Brazil, que apresenta referências, estudos e raridades iconográficas antes mesmo da chegada dos europeus às terras brasileiras até a atualidade.

O evento promete ser surpreendente e também conta com vários apoiadores, inclusive, da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL). Mais informações: raizesdeafricas@gmail.com.br / 8815-5794 e 8898-0689.



Fonte: Coluna Axé - Tribuna Indepedente (24.08.10)

Um comentário:

  1. A população precisam ter as leis nas mãso pra fazer valer os seus direitos e entender como estão o entendimento jurídico destas mesmas leis.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!