No dia 15 de agosto, a comunidade rural Poços do Lunga formada por remanescentes de quilombo no município de Taquarana, distante 135 km da capital alagoana e situado na região do agreste, realizará a Festa Meado de Agosto. A festividade já é uma tradição centenária e celebra a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e também homenageia a Dona Firmina Mercê de Jesus (in memoriam) – uma pessoa querida, conhecida por sua fé e que foi uma importante liderança em defesa dos direitos da comunidade.
A Comissão Provisória Associação Quilombola Poços do Lunga prevê cerca de 1200 pessoas, dentre os moradores do município de Taquarana, sítios circunvinhos, povoados da região do Rio Lunga e convidados. A programação está prevista para iniciar às 12h, com a reza do terço, procissão e leilão de prendas. Em seguida, terão as apresentações artísticas: dança afro Pérola Negra Pau D’arco (Arapiraca), o grupo de capoeira PETI Sítio Volta de Poços do Lunga (Taquarana), Banda de Pífanos (Taquarana) e a poesia musicada no pandeiro (Maceió).
O evento conta com a produção cultural e assessoria de Keka Rabelo, e tem o patrocínio da Prefeitura de Taquarana, Acuã Mídia Impressa, Thudo Comunicação Visual e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL). Mais informações: (82) 8863-7287 / 9954-3561 / 9324-4147.
Atualmente existem 49 certificadas pela Fundação Cultural Palmares, e a comunidade quilombola Poços do Lunga recebeu sua certidão de titulação publicada no Diário Oficial da União no dia 07 de junho de 2006 e conta com 45 famílias. Parabéns pela organização, manutenção da identidade e valorização da cultura afro-brasileira! Axé!
Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (10.08.10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!