terça-feira, 17 de agosto de 2010

FCP - 22 anos

Por: Helciane Angélica


A Fundação Cultural Palmares faz parte do Ministério da Cultura e destina-se em elaborar estratégias de reconhecimento, preservação e de visibilidade às heranças afro-brasileiras. Trata-se de uma importante conquista do movimento social negro do País, e que há 22 anos vem contribuindo para grandes transformações sócio-culturais!

Para comemorar o aniversário do órgão federal, foi estabelecida uma ampla programação festiva que contemplou sete capitais – onde possuem ou pretendem implantar representações regionais da FCP – e envolveu grupos artísticos de 12 estados brasileiros selecionados por meio de um edital, que apresentaram seu talento no teatro, dança e música. Teve início no dia 13 de agosto com a apresentação do espetáculo teatral “Algo de Negro” do Grupo Folias D’arte (SP) no Calçadão do Comércio de Maceió.

Também ocorreu uma votação popular online para definir as três personalidades femininas negras que se destacam por contribuir no exercício do respeito à diversidade e à cidadania, com especial atenção à causa afro-brasileira. A atividade encontra-se na terceira edição, e desta vez teve recorte de gênero, foram pré-selecionadas 30 mulheres pelo corpo funcional da Palmares, e das 15 finalistas escolhidas pela Diretoria que estavam concorrendo ao prêmio, a alagoana Mãe Neide Oyá D´Oxum coordenadora do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb) pelo valoroso trabalho executado no projeto Inaê. Até o encerramento da edição nº112 da Coluna Axé, Mãe Neide estava vencendo no campo religioso; no campo cultural, Chica Xavier – a atriz de cinema, teatro e televisão, que também luta pela igualdade racial e no combate ao preconceito religioso; e no social, Alaíde do Feijão – especialista na culinária afro-baiana e grande conhecedora da cultura ancestral africana.

A entrega do Troféu Palmares 2010 acontecerá nesta sexta-feira (20), no Teatro Nacional de Brasília, também com o show Mães D´água que será transformado em DVD – uma homenagem a Iemanjá, e contará com a participação das artistas negras: Alaíde Costa, Daúde, Luciana Mello, Margareth Menezes, Mart´nália, Paula Lima e Rosa Maria, acompanhadas por uma banda-base e uma orquestra de 45 músicos. Outras informações no site: www.palmares.gov.br.


Fonte: Coluna Axé - Jornal Tribuna Independente (17.08.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!