Algo de negro é um dos cinco espetáculos que compõem o projeto Êxodos - O homem cordial, uma reflexão dramatizada de O homem cordial, o célebre capítulo do livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda. Nas encenações, debates consistentes sobre problemáticas contemporâneas - e atemporais -, como desterritorialização, dominação, corrupção, racismo.
Em Algo de negro, o grupo investiga os efeitos da "cordialidade" como característica sociocultural brasileira na população afrodescendente, a partir de "perambulantes" sem-teto - em sua maioria, negros em permanente conflito com um "senador". Na performance comemorativa, comunidades quilombolas serão convidadas a interagir e a participar do processo de construção da peça, que mescla o imaginário afro-brasileiro com uma ácida crítica social.
O GRUPO - O Folias d´Arte dedica-se ao ofício teatral há mais de uma década, demonstrando, com competência, talento e garra, que a função da arte vai além do simples entretenimento - ou da contemplação. Apoiada em autores nacionais, em sua maioria, a talentosa trupe de criadores desenvolve uma linha marcante de trabalho, voltada para o desenvolvimento da potencialidade humana.
Entre as "impressões digitais" do grupo estão o emprego de técnicas circenses e a encenação em espaços não-convencionais, como praças públicas. Sucesso de público e de crítica, recebeu 43 prêmios por seus espetáculos, entre os quais, os prestigiosos Shell, APCA e Molière. Com o projeto Êxodos - O homem cordial, ganhou o edital da Palmares, viabilizando a apresentação gratuita de Algo de negro para o povo alagoano.
SERVIÇO
Data: 13 de agosto
Horário: 16h
Local: Calçadão do Comércio (ponto central de Maceió)
Contato: Carlos Francisco Rodrigues.
Tels.: (11) 7499-3284 ou (11) 3361-2223.
E-mail: carlos.fran@oi.com.br
Fonte: Suzana Varjão - Assessoria de Comunicação da FCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!