terça-feira, 3 de agosto de 2010

Novos horizontes

Por: Helciane Angélica

Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNS), entidade do movimento negro nacional, estão mais revigorados e fortalecidos com a nova organização e empenho do seu Quilombo em Alagoas. De 30 de julho a 1º de agosto, ocorreu o 1º Encontro Estadual para discutir a implantação de um projeto sócio-político local, que garanta o fortalecimento da entidade; formação que promova a auto-estima e a consciência étnicorracial; o empoderamento político e na atuação mais expressiva junto aos conselhos e órgãos de várias estâncias na elaboração de políticas públicas; além de ampliar e consolidar a formação nos mocambos (núcleos de base).

Na programação teve lançamento de livro, palestras, debates e grupos de trabalhos que ampliaram as discussões e deliberaram várias estratégias de ação. O Encontro teve um saldo bem positivo, com uma agenda política para apresentar a entidade e criar novos grupos de comprometidos no combate do racismo e preconceitos correlatos (estão previsto mais cinco mocambos, em três municípios); a escolha de uma Assessora Estadual da Juventude dos APNS; realização do Seminário Palmares in loco em março de 2011; e também a aprovação da celebração dos 30 anos dos APNS, de 14 a 16 de março de 2013, na Serra da Barriga em União dos Palmares.

O Encontro Estadual contou com a participação de um grupo bem heterogêneo, comprometido socialmente, com faixa etária, crenças e origens bem diferentes. Estavam presentes membros do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô (formado por educadores, artistas, produtores culturais, jornalistas), integrantes da Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, duas jovens de origem indígena, um quilombola de Poços do Lunga (Taquarana), lideranças dos municípios de União dos Palmares e São José da Tapera, além de três coordenadores nacionais – que fizeram questão de conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, e também conversar com o Mestre Claudio representante do escritório da Fundação Cultural Palmares na cidade de União dos Palmares.

A Cojira-AL deseja sucesso nas próximas caminhadas e muito axé para os novos integrantes, que seguem o lema “organização, fé e luta”!


Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (03.08.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!