sábado, 5 de junho de 2010

Seminário discute Censo 2010 e a Auto-identificação dos Afro-descendentes


Por: Valdice Gomes
Presidente do Sindjornal e integrante da Cojira/AL


Afro-descendentes e o Censo 2010: a educação contribuindo para auto-identificação. Este é o tema do Seminário que será realizado na próxima quarta-feira, 09 de junho, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEE), das 8h às 17h, para um público formado por educadores, coordenadores e diretores escolares da rede pública do Estado, bem como representantes de entidades do movimento negro em Alagoas.

O seminário tem como objetivo sensibilizar e capacitar os professores da rede pública para que sejam multiplicadores em suas atividades pedagógicas de educação étnicorracial sobre a importância da auto-identificação no Censo 2010, visando a obtenção de dados reais que possibilitem a promoção de políticas públicas verdadeiramente inclusivas, que permitam diminuir diferenças sociais e econômicas.

O evento é uma realização da SEE por meio da Gerência de Educação Étnicorracial; Sindicato dos Jornalistas via Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL); Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, com apoio do Unifem – Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.

O racismo constitui o fundamento para a estruturação e a hierarquização racial das sociedades, colocando os afro-descendentes nos extratos mais baixos da pirâmide social, política e econômica. Sendo assim, o uso estratégico da informação estatística oficial, capaz de reconhecer esses povos e comunidades, é uma das ferramentas para que sejam incorporados nas políticas públicas em condições de igualdade.

O Seminário terá início às 8h30, com a professora especialista, Edna Nascimento, da União dos Conselhos Municipais de Educação, fazendo o lançamento do Plano de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Ainda pela manhã, terá apresentação afro-cultural: “Oficinas de Dança Afro-Brasileira nas escolas” – projeto do professor Edu Passos, único alagoano agraciado no 1º Prêmio de Expressões Afro-Brasileiras, e o lançamento da campanha Assuma a sua negritude, iniciativa Anajô/APNs, Cojira-AL e Pastoral da Negritude.

Às 9h, Nanci Franco, professora da Ufal vai falar sobre "A importância da Lei 10.639/03 na construção da identidade étnicorracial”. Em seguida, o "Projeto Pérola Negra - uma proposta de transversalidade" será apresentado pelo professor Alex Sander Porfírio, integrante da Pastoral da Negritude e do Anajô.

CENSO - À tarde, a partir das 14h será realizado o painel “Afrodescendentes e o Censo 2010: A educação contribuindo para a auto-identificação", com a presença de Ana Carolina Querino, coordenadora de direitos econômicos do Unifem, que vai falar das “Estratégias de conscientização sobre a auto-afirmação no Censo 2010.

Em seguida será exibido o documentário “As Américas têm cor: afrodescendentes no século XXI”, que tem como apresentadores a atriz Sheron Menezes e o apresentador Big Richard. Composto de matérias que retratam a realidade da população negra do Brasil, Equador, Panamá e Uruguai, o documentário revela a expectativa dos afrodescendentes em torno do levantamento de dados referentes à raça e etnia nos censos nacionais.

A dupla de apresentadores negros aderiu voluntariamente ao projeto de apresentação do documentário por compreender ser este um momento decisivo para informar as populações negras das Américas sobre a rodada do censo de 2010-2012 e a importância de afirmação da identidade negra.

Os censos geram informações primárias que vão derivar em dados estatísticos confiáveis e influenciar, pelo menos por uma década, a análise de indicadores sobre o modo de vida dos afrodescendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!