quarta-feira, 2 de junho de 2010

Estudantes africanos comemoram o dia da África






Por Domingos Intchala



Nô Djunta mon nô kumpo África”, ou seja, vamos juntar as mãos para construir África. O lema foi escolhido pelos estudantes africanos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para marcar o Dia da África. O continente africano comemorou na semana passada, 25 de maio, os seus 47 anos desde a proclamação da Organização da União Africana (OUA), num contexto de várias manifestações caracterizadas por confrontos político-militares e pela crise econômica que o mundo está enfrentando.



Para não deixar a data despercebida, ou seja, para saudar o aniversário do continente, os estudantes africanos promoveram atividades recreativas, com início dia 24 de maio, na Ufal. Foram realizadas exposições de roupas, artesanatos, fotos, vídeos, objetos, banners sobre o continente, além de torneio de futsal com os times locais no ginásio poliesportivo da Ufal. O evento teve patrocínio da Ufal, através do Proest. A programação foi encerrada no dia 29 com uma tradicional noite africana.



Integrante da comissão organizadora do evento, Sonia Andre, africana, estudante de música na Ufal, também foi palestrante. Ela assegura que África conseguiu realizar os seus sonhos, livre dos jugos coloniais. “A paz que conseguimos conquistar e consolidar no nosso continente deve ser mantida sobretudo a questão da preservação sócio-cultural” enfatiza.


A questão sócio-política também avançou bastante na África, de acordo com Sonia. “Hoje temos representantes nas grandes organizações internacionais. Isso é um sinal de grande liderança. São vários líderes africanos lutando pela mesma causa e pela manutenção e preservação daquilo que África foi e continua sendo até hoje”, sublinhou a estudante de música.



Em 25 de maio de 1963, em Addis-Abeba, capital da Etiópia, reuniram-se 32 governantes dos países africanos independentes. A OUA foi substituída pela União Africana em 9 de julho de 2002. Objetivo principal era libertar o continente das guerras do colonialismo e do Apartheid na África do Sul, bem como promover a emancipação dos povos africanos. Passaram-se quatro décadas e meia da independência do continente e, infelizmente, em alguma parte ainda assiste-se desentendimento entre políticos.



África - A África é uma continente com aproximadamente 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terra. Ao norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo, ao leste pelas águas do oceano indico e oeste pelo oceano Atlântico. O sul é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos. É o segundo continente mais populoso do mundo, depois da Ásia, com aproximadamente 800 milhões de habitantes. Basicamente é um continente agrário, pois cerca de 63% da população habita no meio rural, enquanto 37% mora em cidade. No geral é um continente em via de desenvolvimento.



.* Estudante de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!