quinta-feira, 11 de março de 2010

Movimento Negro de Alagoas discute sustentabilidade de suas ações

No próximo dia 13 de março, das 8h às 17h, organizações do Movimento Negro e órgãos de promoção da igualdade racial discutem com representantes do CEAFRO (UFBA), Instituto Steve Biko, Fundação Kellogg as alternativas para sustentabilidade das iniciativas de combate ao racismo.

O encontro faz parte da programação da Fundação Kellogg para a região Nordeste que se iniciou em 2008, através de consulta com algumas lideranças negras e foi ampliada em 2009, com a realização de um Mapeamento de políticas, organizações e lideranças negras, realizado pelo programa CEAFRO do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da UFBA.

O propósito da Fundação Kellogg é promover a equidade racial como forma de inclusão social na região nordeste do Brasil, através da criação de um mecanismo sustentável de captação e aplicação de recursos. A ideia é que a iniciativa seja feita em conjunto com os movimentos negros e apóie iniciativas estratégicas, além de criar parcerias intersetoriais com governos, empresas e universidades.

Na reunião, que será aberta, serão apresentados dados do levantamento das principais políticas e organizações dos estados visitados pelas pesquisadoras do CEAFRO, será divulgada a proposta de atuação da Fundação Kellogg para os próximos anos e apresentado o Comitê Programático formado por lideranças reconhecidas nacionalmente pela luta contra o racismo. Por fim, também será um espaço aberto para que os movimentos possam dar sugestões ao desenvolvimento de estratégias para a consolidação do Mecanismo, do qual serão protagonistas.

Segundo Andrés Thompson, diretor de programas para a América Latina e Caribe da Fundação Kellogg o objetivo é garantir a sustentabilidade da causa. “Queremos estabelecer diálogos e parcerias com diferentes segmentos da sociedade, sejam movimentos sociais, empresas, ONGs ou organismos públicos. A intenção é identificar e nos conectar aos atores-chave da causa, entender o que tem sido feito e as principais barreiras e inovações no que se refere à busca pela equidade racial no Brasil".
Para o doutor em Administração Pública e membro do Comitê Programático, Elias Sampaio, “um dos elementos cruciais que fazem do Brasil um país desigual é exatamente a existência da desigualdade racial. Em função da forma como o racismo opera aqui, ele acaba impedindo o processo de desenvolvimento econômico e social. Então, voltar a atenção e investir nessa discussão é fundamental".

A Fundação Kellogg foi criada em 1930 por um industrial da área de cereais e atualmente é uma das maiores fundações dos Estados Unidos. Hoje a instituição atua nos Estados Unidos, na América Latina e Caribe.

A atuação da Fundação Kellogg está historicamente concentrada nas áreas de saúde, desenvolvimento rural; nutrição humana, juventude, educação básica e desenvolvimento de voluntariado. No Brasil, sua programação 2008–2013 foca a equidade racial e desenvolvimento, uma vez que, por meio do diálogo com o movimento negro, foi identificado que a problemática social do país está calcada nas desigualdades históricas baseadas no racismo.
Serviço
O que: Reunião “Discutindo a sustentabilidade da causa da equidade racial no Brasil"Quando: 13/03/2010
Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.Contatos: Arísia Barros
Tel.(82) 8815-5794 / 8871-6512
E-mail: arisia.barros@ig.com.br
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!