segunda-feira, 8 de março de 2010

Comenda Nise da Silveira homenageia mulheres de destaque

Dez personalidades receberão condecorações em reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos em prol da cidadania. Solenidade acontece no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, às 19h



Instituída por meio de decreto 38.267, de dezembro de 1999, a Comenda Nise Magalhães da Silveira vem premiando mulheres de evidência no Estado. Não por acaso, o Dia da Mulher, 8 de março, foi o escolhido para homenagear dez importantes mulheres cujos trabalhos merecem holofotes.

Solenidade acontece no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, a partir das 19h.

Desde 2001, o governo do Estado tem agraciado mulheres das mais diversas áreas. Já foram homenageadas a cantora Mercedes Sosa, a vereadora Heloísa Helena, a reitora Ana Dayse Dórea, a jogadora de futebol Marta Vieira da Silva e a escritora Arriete Vilela, dentre muitas outras. As medalhas e diplomas são outorgados a mulheres que tenham se destacado em seus campos de atividade e, por conseguinte, colaborado com sua parte em defesa das melhorias sociais.

A psiquiatra maceioense que dá nome à comenda, Nise da Silveira, esteve à frente de seu tempo por vislumbrar tratamentos alternativos aos utilizados à época — como lobotomia e eletrochoque — em doentes mentais. Aluna de Carl Jung, ela fundou, em 1952, o Museu de Imagens do Inconsciente, na cidade do Rio de Janeiro, no qual trabalhos artísticos de pintura e modelagem produzidos por pacientes são armazenados e estudados.

As homenageadas — Diretora nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a cientista social Débora Nunes tem desenvolvido um trabalho de relevo em nome da reforma agrária, com o objetivo de promover melhores condições de vida para o trabalhador e a trabalhadora rurais.

A líder indígena Ermelinda Celestino da Silva vem defendendo a legitimação do povo Wakonã Kariri-Xucurú, da região de Palmeira dos Índios. Detentora dos conhecimentos tradicionais do povo indígena, participou da luta de retomada da reserva Mata da Cafurna, em 1985, e articulou a organização do primeiro Comitê Intertribal de Mulheres Indígenas do Nordeste.

Selma Teixeira Brito, pianista atuante no Estado, desenvolve diversas atividades para a propagação da música popular e erudita. Selma é uma das agraciadas com a comenda Nise da Silveira por ser conhecida a mobilização em prol da música por ela articulada, como o Concerto Aos Domingos, no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).

Por sua notabilidade como fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral do Idoso, a médica Zilda Arns receberá uma homenagem póstuma do governo do Estado. Falecida em janeiro deste ano durante missão humanitária na cidade de Porto Príncipe, à vasta lista de prêmios recebidos por Zilda, será somada a Comenda Nise Da Silveira.

A ginecologista Eleuza Passos Tenório participará da solenidade por seus esforços em nome da saúde da mulher.

Também serão homenageadas com a condecoração a juíza Ester Manso, as advogadas Fernanda Vilela e Marli Ribeiro de Souza, a desembargadora Nelma Torres Padilha e a prefeita de Santana do Ipanema, Renilde Bulhões. Diva Toledo receberá a comenda referente ao ano passado.


Fonte: Talita Marques - Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!