terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ativistas lançam campanha "Censo 2010 - Assuma a sua negritude"

O projeto Tambor Falante - Ciclo de Debates reúne pessoas diversas e neste ano irá intensificar a campanha étnica: "Censo 2010 - Assuma a sua negritude!"



Por: Helciane Angélica

Jornalista, integrante da Cojira-AL e Presidenta do Anajô


No sábado (09.01) aconteceu mais uma edição do Tambor Falante – ciclo de debates, projeto implantado exatamente há um (1) ano, que promove encontros periódicos entre lideranças dos segmentos afros, educadores, estudantes e formadores de opinião para discutir temas diversos e até mesmo polêmicos enfatizando o recorte étnicossocial. Permite a troca de opiniões, relatos de experiências e a elaboração de propostas que possam ser transformadas no futuro em produções bibliográficas e que contribuam para a promoção de políticas públicas.

Desta vez, o tema escolhido foi “Censo 2010 – Assuma a sua negritude!”, discutiu-se a necessidade da pesquisa demográfica, a importância dos dados estatísticos, além da elaboração de propostas que garantam a sensibilização da população afro-descendente e também dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A quarta edição do projeto Tambor Falante foi realizada na Igreja Batista do Pinheiro em Maceió e pela primeira vez teve cobertura online (http://twitter.com/cojiraal). O evento recebeu elogios do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) que colocou uma notícia no seu site, também, foi publicado no site da Fundação Cultural Palmares, no blog www.afrocensos2010.wordpress.com e em veículos da imprensa local.


Participação

Estiveram presentes integrantes das entidades proponentes: o Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e a Comissão dos Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), além de moradores da Vila Emater, a estudante africana de Guiné Bissau, Glória Intchami e o pesquisador José Bezerra da Silva, ambos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).


Na ocasião, a jornalista Valdice Gomes – presidente do Sindjornal e integrante da Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conjira) foi convidada para ser a facilitadora do debate e destacou a importância do Censo, além de informar sobre as mobilizações para garantir a sensibilização da população em toda a América Latina por meio de documentários televisivos e campanhas publicitárias para realizarem a auto-declaração em relação à cor, etnia, religião e opção sexual.



Campanha

Diante disso, o movimento negro alagoano inspirado na campanha nacional “Quem é do axé diz que é” lança também a campanha “Assuma a sua negritude”, uma mobilização empenhada no esclarecimento da população local sobre as consequências de informações levianas e/ou equivocadas no ato do questionário, além de incentivar a identidade étnica.

Agora o projeto do ciclo de debates que surgiu de forma tímida e independente, amplia seus horizontes e começa uma nova fase com edições itinerantes junto aos diversos segmentos afros. No tambor falante já foram discutidos temas como: A importância da Lei 10.639/03; Questões raciais e de gênero; e Intolerância religiosa.



Deliberações

A próxima edição já está agendada para o dia 30 de janeiro a partir das 14h, e o tema segue a mesma linha reflexiva: “Censo 2010 – Negritude e Periferia”. A mobilização in loco nas periferias tem um cunho sócio-político e multiplicador de informações, e o local determinado para o encontro não podia ser melhor: a sede do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb) e a Vila Emater no Sítio São Jorge, com pessoas que moram ao lado do lixão e lideranças de outras áreas da periferia da capital alagoana.

Além disso, a implantação de uma comissão executiva irá providenciar os devidos encaminhamentos, como: a articulação de uma audiência com os coordenadores do IBGE-AL para suprimir algumas dúvidas e entregar oficialmente as propostas definidas, como: promover ações midiáticas; realizar seminários com estudantes, professores e quilombolas; dentre outras ações.

O ano começa intenso e com muito trabalho, aguardem mais informações nas próximas edições da coluna axé e no blog da Cojira/AL. Censo 2010, assuma a sua negritude! Axé!


Fonte: As informações também foram publicadas na Coluna Axé do jornal Tribuna Independente (12.01.10). Confira outras fotos no blog do Anajô: www.anajoonline.spaces.live.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!