domingo, 1 de março de 2009

Umbanda em Maceió

Por: Robson Nogueira

Maceió, capital de Alagoas, é uma linda cidade do nordeste do Brasil com tendências turísticas incríveis. Lindas praias, maravilhoso artesanato, um clima sensacional, um lugar perfeito para relaxar das agruras da vida. Entretanto, não é apenas uma cidade turística, Maceió tem história de valor, princialmente, no que tange à prática da religiosidade afro-descendente. Estudos recentes apontam a existência de mais de duas mil casas de cultura afro-descendentes em franca atividade. O GUESB - Grupo União Espírita Santa Bárbara - é um deles. Não apenas mais um deles, mas uma casa de Umbanda que busca uma prática além da religiosa. O GUESB, capitaneado por sua competente Iyalorixá, Mãe Neide Oyá D'Oxum, orgulha-se de, além da prática da Umbanda, manter um Projeto Social - CENTRO DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO INAÊ -, mais conhecido como Projeto INAÊ, o qual mantém em atividade diária mais de 60 crianças em diversas oficinas, tais como: Percussão, Dança Afro e Afro-Primitiva, Culinária e Corte de Cabelo Afro, Artesanato, Capoeira, Maculelê e outras.

Nenhum dos participantes do Projeto INAÊ são obrigados a afiliarem-se à Umbanda, embora, isso aconteça freqüentemente, entretanto, entre as crianças assistidas encontram-se adeptos ou filhos de adeptos das mais variadas religiões.
O histórico do GUESB é o que se pode chamar de uma verdadeira onda crescente, senão vejamos:O Centro Espírita Santa Bárbara, firmado na corrente da Umbanda traçada no Nagô, teve sua origem em 1984 quando, sob a orientação da Vovó Maria Conga, a Iyalorixá Neide Oyá d'Oxum assentou seus Orixás na Rua General Hermes, nº 545, no bairro Cambona, Maceió/AL. Em 1994, houve a mudança da sede para a Rua São Pedro, nº 10, Village Campestre II, CEP: 57073-550 onde veio tornar-se: GRUPO UNIÃO ESPÍRITA SANTA BÁRBARA.

Em fevereiro de 2004, Mãe Neide, junto com um grupo de amigos, resolveram estruturar o Grupo União Espírita Santa Bárbara, utilizando o nome fantasia INAÊ, como uma destacada organização não governamental, voltada para a promoção da cidadania através da difusão e aplicação efetiva dos princípios éticos oriundos da cultura afro-brasileira.

O Grupo tem como objetivo principal o atendimento espiritual, entretanto, também busca resgatar e divulgar as raízes da cultura negra e da religião Umbandista em Alagoas e promover eventos que venham a formar e desenvolver uma nova mentalidade sobre a Umbanda. As instalações do grupo GUESB e INAÊ, vêm passando por várias reformas ao longo dos anos, buscando criar e aprimorar espaços para o melhor atendimento e buscar a excelências em suas práticas. Dentre outros possui os seguintes espaços:

- Salas espirituais específicas para o atendimento às pessoas;
- Salão para palestras, seminários, fóruns e encontros;
- Biblioteca sobre a religião e cultura afro, que está aberta para pesquisas das escolas, universidades e comunidades em geral;
- Espaço multifuncional onde são realizados diversos cursos de culinária, artesanato e capacitação profissional. Lojas para exposição e venda dos objetos produzidos pelos grupos. O INAÊ realiza projetos sociais para a comunidade carente, como o natal do idoso, a festa das crianças e distribuição de cestas básicas, dentre outros.

Tudo começou com a Umbanda e ela vem modificando a vida de tantos que procuram o GUESB e o Projeto INAÊ. Conheça o GUESB pessoalmente ou através de seu site na Internet: http://geocities.yahoo.com.br/grupoespiritasantabárbara.

O GUESB tem como sua orientadora e mentora espiritual a querida Vovó Maria Conga que manifesta-se através de Mãe Neide e é dela que aprendemos a buscar sempre as vitórias através do nosso trabalho. Suas lições são resumidas através da sua frase mais constante:"ORA, ORA, ORA, MEU FILHO, VAMU PRA FRENTE"

Salve o GUESB e o Projeto INAÊ,
Saravá Umbanda!
Que Oxalá abençoe a todos!
Robson Nogueira - Solo!

Fonte: www.sidneyrezende.com/noticia/31276+umbanda+em+maceio

Um comentário:

  1. Heloisa Lima de Carvalho3 de dezembro de 2009 às 11:12

    sou admiradora dos trabalhos realizados no GUESB e quero parabenizá-los pela iniciativa e coragem de enfrentar os preconceitos e avançar no exercício da cidadania e respeito ao outro.

    Heloisa

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!