domingo, 8 de março de 2009

Nigéria quer adotar programas sociais do Brasil

O êxito do Brasil na execução dos programas sociais despertou o interesse do governo da Nigéria. Nesta sexta-feira (06/03), o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), recebeu delegação daquele país e apresentou os programas de transferência de renda, segurança alimentar e política social.

Moreira fez um relato histórico sobre as ações desenvolvidas a partir de 2003 - início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - relembrando o foco no combate à fome no Brasil. O dirigente também falou sobre programas do MDS executados por três secretarias: a coordenada por ele, SESAN, e as secretarias de Assistência Social (SNAS) e de Renda de Cidadania (SENARC). “Com os programas dessas secretarias, conseguimos alcançar a meta de reduzir a pobreza e pobreza extrema no País”, destacou o secretário.

Os nigerianos ficaram interessados em conhecer mais detalhes sobre os programas Bolsa Família e de Restaurantes Populares. Quando os integrantes da delegação voltarem à Nigéria se reunirão com membros de todo os ministérios de seu país para apresentar as ações sociais do Governo Federal que conheceram. “Estamos monitorando o Brasil, que conseguiu mais avanços sociais que nós. Por isso, queremos levar para a Nigéria as melhores experiências daqui”, destacou o subchefe da Casa Civil do governo nigeriano, Ibrahim Mohe.

A missão está no Brasil desde quinta-feira (05) e foram feita visitas a outros ministérios. Além da Casa Civil, fazem parte da delegação nigeriana representantes do Ministério da Educação e Planejamento. Crispim Moreira encerrou a visita se colocando à disposição para a troca de experiências. “Já temos acordos de cooperação com diversos países, tanto da América Latina, quanto Ásia e África. Estamos abertos também para fazê-lo com a Nigéria.”

Fonte: ASCOM/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!