quinta-feira, 26 de março de 2009

Fenal intensifica campanha de filiação


O Fórum de Entidades Negras de Alagoas pretende ampliar seu campo de atuação e unificar o movimento social negro




Por: Helciane Angélica
Jornalista /Integrante da Cojira-AL /Presidente do Anajô


O Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal), instância máxima do movimento social negro do Estado, realiza até o dia 03 de abril uma campanha de filiação para a adesão de novas entidades, que tenham interesse em fortalecer e unificar os ideais políticoculturas do movimento.

Os interessados devem preencher a ficha e entregar na sede do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas (Neab-Ufal), localizado no Espaço Cultural – Praça Sinimbu, ou solicitar pelos emails: fenal.alagoas@yahoo.com.br / paulamalunga@hotmail.com /amauricio35@hotmail.com.

Após a filiação, as novas entidades já terão voz e voto na primeira assembleia geral deste ano, que está confirmada para o dia 09 de abril, às 8h, no Centro de Belas Artes (Cenarte) - Centro de Maceió. Dentre as pautas que serão debatidas, encontram-se: análise de conjuntura do movimento local; repasse de informações sobre o Congresso Nacional de Negros e Negras (Coneb) realizado em janeiro; importância das conferências (igualdade racial, segurança pública e comunicação); participação de Alagoas na Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).


Organização


Atualmente, o Fenal possui aproximadamente 30 entidades filiadas, dos mais diversos segmentos afros: capoeira; banda afro; teatro; religiosos de matrizes afrcanas; organizações políticas e culturais; estudantes e pessoas que trabalham com a questão negra.

Sua existência data do final da década de 1980, início de 1990. Sua principal objetivo é organizar a comunidade negra, para reivindicar a concretização de políticas públicas no Estado e combater o racismo e a intolerância religiosa, além de propagar a consciência étnicoracial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!