terça-feira, 11 de agosto de 2015

Quilombolas em destaque

O Estado de Alagoas possui 67 comunidades remanescentes de quilombo reconhecidas, com aproximadamente 4.366 famílias distribuídas em 34 municípios. 

Nessa semana, acontecerá várias atividades de formação, sociopolíticas e culturais, com o intuito de incentivar a organização e o pertencimento étnico; além de ampliar a discussão de estratégias culturais para a preservação do bem imaterial produzido e na consolidação de políticas públicas. 

De 14 a 16 de agosto, acontecerá o I Encontro de Comunidades Quilombolas e Povos Tradicionais de Terreiro de Alagoas, na Comunidade Quilombola Muquém, no município de União dos Palmares. O encontro é uma realização da parceria dos religiosos de matriz africana e comunidades quilombolas com a Fundação Cultural Palmares-RR/AL; também conta com o apoio do Conepir, Fórum dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Alagoas, da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, das secretarias estaduais da Comunicação, da Cultura, da Mulher e Direito Humanos, da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Serão realizadas rodas de conversa, dinâmicas e a apresentação de grupos artístico-culturais: o grupo Arafunfun Omanjerè, o Coletivo Afro-Caeté e os Malungos do Ilê. 

Já a comunidade Poços do Lunga, localizada no município de Taquarana, realizará mais uma edição da Festa do Meado de Agosto. Nesse ano, a tradicional celebração pela produção agrícola e as heranças afroculturais, tem como tema central “Comunidades Tradicionais: Terra, Saúde e Resistência”. Na programação terá oficinas: Fotografia; confecção de Abayomis; Danças Afro Brasileiras; Identidade Cultural e Sustentabilidade: construção artística de esculturas a partir de contos da comunidade local com materiais descartáveis e derivados do coqueiro. 

Também terá a palestra sobre “Intercâmbio Brasil/África pelo edital Conexão Cultural Brasil DEZ 2014”; Bate – Papo “O cinema e eu, O cinema e você”; Mostra SESC de Cinema Alagoano Quilombo Lunga o Culto Afro-brasileiro: Oferendas aos Orixás; o Culto Católico: Reza do terço, Procissão e Leilão de prendas; Exposições Fotográficas; e apresentações artístico-culturais: Capoeira, Coco de Roda, Puxada de Rede, Samba de Quilombo e Xaxado, Dança Afro, Boi Amizade, Toré, Banda Afro Mandela, Maracatu Raízes da Tradição, Afoxé Povo de Exu, Mel Nascimento (Samba), Fagner Dübrown (Coco), Rogério Dyas e a Trincheira (Coco e Poesia), Quintal Cultural e Roberto Rasta (Reggae). 

É preciso unir forças, avançar na luta e fortalecer as tradições quilombolas! 


Audiências
O Coordenador Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), Arilson Ventura, estará em Alagoas para participar de uma importante agenda política com o intuito de defender os interesses das comunidades quilombolas alagoanas. Amanhã(12), terá uma na Câmara Municipal de Traipu; e no dia 13, às 9h na Câmara Municipal de Arapiraca, acontecerá a Reunião da Mesa de Acompanhamento da Política de Regularização Fundiária no Território Quilombos de Alagoas, com representantes do Incra-AL, gestores públicos, lideranças quilombolas  e a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas e Remanescentes de Alagoas – Ganga Zumba. 


Fonte: Coluna Axé – 354ª edição – Jornal Tribuna Independente (11 a 12/08/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!