terça-feira, 1 de abril de 2014

1º Enjira

O 1º Encontro Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (1° Enjira) acontecerá nessa quarta-feira(02.04), das 9h às 17h, no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções de Maceió) no bairro histórico de Jaraguá em Maceió. 

Com o tema “Os jornalistas e a Construção da Igualdade Racial na Mídia”, o evento integra a programação do 36º Congresso Nacional de Jornalistas e é promovido pela Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato de Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), além de contar com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), do governo federal. 

De acordo com Valdice Gomes – presidenta do Sindjornal e coordenadora da Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira) da FENAJ – o Enjira tem como objetivo fomentar o debate sobre etnia e raça, seus desafios na mídia brasileira, além de traçar encaminhamentos para a implementação de ações afirmativas voltadas à igualdade racial nos veículos de comunicação social e nas assessorias de imprensa das esferas pública e privada. 

Para subsidiar o debate, foram convidados profissionais referenciados na mídia étnica nacional, a exemplo de Cleidiana Ramos, repórter especial do jornal A Tarde (BA), especializada em questões de identidade e religiosidade afro-brasileira; o jornalista Washington Andrade, diretor geral do Portal Áfricas; e Rosane Borges, doutora em Ciências da Comunicação, coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra; e à tarde, terão os grupos de trabalhos(GTs) e a discussão de propostas. 

Essa é uma antiga aspiração dos coletivos de jornalistas que lutam contra o racismo e em defesa de ações afirmativas na mídia, existentes nos sindicatos da categoria de vários estados, a exemplo do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Rio Grande do Sul e das Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojiras) de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Alagoas, Paraíba e Bahia. Sem dúvidas, um momento histórico! Axé!


Congresso
Após 36 anos, o Estado de Alagoas receberá jornalistas profissionais de todo o país, acadêmicos e acadêmicas de jornalismo, para debater o tema central: “O Jornalismo, o Jornalista e a Democracia” no 36º Congresso Nacional de Jornalistas. No período de 2 a 6 de abril, terão painéis, oficinas, rodas de conversas; a entrega da Comenda Fenaj para o ilustre alagoano, Prof. Dr. José Marques de Melo; o tributo às vítimas da Ditadura Militar nessa sexta-feira(04.03), às 21h, no Memorial Teotônio Vilela na praia da Pajuçara; além da programação cultural com a Noite Alagoana e o Filho da Pauta In Door (festa de encerramento) com a apresentação do cantor Igbonan Rocha e o grupo Samba de Nêgo. Mais informações e inscrição, no site: http://36congressojornalistas.com. Contato: (82) 3326-9168.


Fonte: Coluna Axé – 291ª edição – Jornal Tribuna Independente (01 a 07/04/2014) 
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!