Nesse domingo(30.03), a Federação Alagoana de Capoeira(Falc) realizou mais uma importante aula de campo na Serra da Barriga em União dos Palmares. Estiveram presentes: Grupo Raça; Grupo Expressão e Raça, Grupo Pôr do Sol dos Palmares; Mestre Claudio, Mestre Ventania, Contra Mestre Juca, Contra Mestre Cristina e Monitora Pantera; além de representantes do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô(APNs-AL).
Desta vez, a formação foi sobre a data 21 de março, que é o Dia Internacional de Combate ao Racismo – em virtude do massacre na África do Sul (1960), onde também comemora-se o tombamento da Serra da Barriga (1988) e tombamento de Zumbi como herói Negro Nacional (1996), pelo IPHAN; e ainda, reflexão sobre os onze anos da SEPPIR.
Na ocasião, os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) de Alagoas entregaram o OKE ODUM (A Graça do Ano) aos guardas florestais que atuam na Serra da Barriga em União dos Palmares. A ação integra o ano celebrativo dos 31 anos dos APNs, e é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na proteção e preservação do Monumento Nacional, já que realizam a conscientização ambiental dos moradores e visitantes, além de terem atuado nos momentos dramáticos de incêndio na região.
Foi homenageada a empresa ALLSERV-LTDA, responsável pela fiscalização, limpeza e conservação do espaço sagrado; Mauro Aragão (Diretor/Allserv), Diogo Santos Palmeira (Coordenador) e todos os fiscais de área: Alessandro de Oliveira Alexandre, Carlos Bezerra Machado, Claudio Henrique da Silva França, Josames Teles de Almeida, José Adriano Cordeiro de Lima, José Edson da Silva, José Flávio de Oliveira, José Wellington da Silva Santos, Luiz Roberto da Silva, Marcos André da Silva Santos, Roberto Ferreira de Melo e Rogério Soares Batista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!