segunda-feira, 24 de março de 2014

Maceió sedia Encrespa Geral

Por: Déborah Cotta Sacramento - Estudante de Jornalismo do CESMAC



“Encrespa Geral 2014” foi o encontro voltado à valorização do uso dos cabelos naturais afros. Esse evento correu ontem, 23 de março, em Maceió, a partir das 9h da manhã, na Praça Centenário.

Organizado pela moderadora Tamires Melo e articulado via redes sociais, como facebook e o blog “Cabeleira Crespa”, o encontro foi um sucesso de público, pois contou com cinquenta participantes em plena manhã de domingo. Além de ter proporcionado, ao grupo presente, rica troca de experiências vividas e/ou sofridas por conta de seu tipo de cabelo afro, como: discriminações, bullying e imposições, tanto na própria família quanto na escola, no trabalho, no ônibus, na rua etc.

Em seguida houve a palestra com Marlí Araújo, assistente social e professora do campus UFAL de Arapiraca, cujo tema foi “Cabelo Natural: Aceitação (Expectativa x Realidade e A Estética da Violência)”, onde enfatizou os “atos violentos” praticados ao longo da história social que buscou escravizar e combater a identidade negra quando essa tentava se assumir por meio da utilização dos cabelos, penteados e turbantes afros.

Pois, segundo Marlí Araújo, cabelo é uma “representação social” e possui uma “carga histórica” que carrega consigo os valores morais, sociais e culturais que buscam resgatar a identidade, bem representada em cartazes pendurados em um varal, na praça.

Houve também o sorteio de alguns turbantes e a oficina dos mesmos sobre várias formas de utilizá-los, com Jéssica Biana. A finalização do evento ocorreu com a confraternização do público presente por meio de um piquenique, que já constava na programação inicial do evento, bem como a troca de produtos para cabelos afros e muita música.

A participante Valdirene Pereira, assim como outras, afirmou que gostou muito do evento, da troca de experiências e que vai tentar ir ao próximo encontro.

Esse já foi o segundo encontro desse movimento, que surgiu em 2013 via rede social. O primeiro ocorreu 23 de novembro de 2013, no Maceió shopping e o próximo já está marcado para o dia da Consciência Negra, 20 de novembro de 2014. 

O encontro ocorreu simultaneamente com mais sete estados do Brasil (Rio de Janeiro, Goiânia, Ipatinga, Brasília, Salvador, Manaus e Florianópolis), além de Maceió, e mais duas cidades do exterior (Londres/Inglaterra e Amsterdam/ Holanda), sendo já assim considerado como um evento internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!