segunda-feira, 20 de maio de 2013

Salvador: VII Semana da África debate formas que o negro e a África são representados nos audiovisuais


000africa2Em sua sétima edição, valorizando o grande legado das africanidades no Brasil, a Semana da África, sob a coordenação geral da doutoranda Artemisa Odila, nascida em Guiné-Bissau, aprofunda temáticas que tratam das produções audiovisuais no Brasil, na América diaspórica, e na própria África, em sintonia com os caminhos da legalidade que sustentam o sentido histórico da Lei 11.645/2008.
(Foto: Fundação Palmares)

Redação Correio Nagô – Nesta segunda-feira (20), pesquisadores africanos e brasileiros estarão reunidos no Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia (Ufba) para debater as formas que a TV, o cinema e demais produções videográficas abordam os negros, o continente e as expressões culturais de matrizes africanas.

O encontro será realizado durante a VII Semana da África, evento que se estenderá até o dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia da África.

Com o tema “Identidades africanas na produção audiovisual em África e sua diáspora”, a VII Semana da África é organizada por estudantes brasileiros e africanos (que estão estudando na Bahia) ligados à Ufba, à Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e à Universidade Federal do Recôncavo.

Os organizadores “buscam comemorar o aniversário do continente africano preservando a memória e o legado sociocultural das várias etnias que marcaram a história brasileira”. O jornalista André Santana, um dos fundadores do Instituto Mídia Étnica (IME), organização da sociedade civil responsável pelo Portal Correio Nagô, será um dos participantes do debate.

De acordo com a organização da VII Semana da África, o evento “dialoga e discute a importância da Lei Federal Nº 11.645/2008”, que assegura a obrigatoriedade do ensino da história e das culturas de origem africana, como também das culturas ameríndias brasileiras, principalmente no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

A Semana acontece desde maio de 2006 e já se tornou um evento de referência para a divulgação e fomentação de pesquisas sobre relações raciais no Brasil, em torno de questões ligadas a etnicidade, sobre o intercâmbio cultural entre Brasil e África, atualidades negro-diaspóricas, tradições afro-brasileiras, e a história real da África em sua grande diversidade étnico-cultural.
Pesquisadores como Carlos Cardoso (Guiné-Bissau), Cláudio Luiz Pereira, Mohamed Bamba, Claudio Furtado, José Luís Cabaço (Moçambique), Juvenal Carvalho, Jaime Sodré, Lívia Natália, Conceição Lima (São Tomé), Fatoumata Kandé (Senegal),Leão Lopes(Cabo-verde), Osvaldina Adão(Guiné-Bissau), Wilson Trajano, Lívio Sansone, Silvio Humberto, Wilson Matos, Amarino Queiroz, entre outros, participarão dos debates.

0000joel zito5Ainda na programação, serão realizadas oficinas em escolas da Rede Pública de Salvador, onde professores receberão qualificação sobre temáticas ligadas às africanidades, e ocorrerão nos dias 20 e 21.

As atividades culturais como: shows, exibição de filmes, espetáculos teatrais, festas de congraçamento ainda serão divulgadas no blog criado especialmente para a VII Semana da África na cidade do Salvador da Bahia
(http://www.semanadaafrica.blogspot.com.br/).

A parte acadêmica terá início no dia 22/05, às 10h, no Centro Cultural Câmara dos Vereadores, com a Conferência de Abertura: Cinemas africanos contemporâneos, com o prof. Mohamed Bamba, professor- adjunto da Ufba.

Os credenciamentos para os inscritos ocorrerão, a partir das 9h., na sede do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), no bairro Dois de Julho. As inscrições serão gratuitas, e todos que obtiverem 75% de frequência terão direito a certificados.


Fonte: Correio Nagô

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!