terça-feira, 7 de maio de 2013

Celebração dos APNs

De 1º a 5 de maio, ocorreu uma ampla programação em celebração aos 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil, que contou com a presença de ativistas oriundos dos estados de Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Piauí, Tocantins.
 
Dentre as personalidades que estiveram presentes, foram: Ministra da igualdade racial, Luiza Bairros; Ângela Nascimento, Secretária de Políticas de ações Afirmativas da Seppir; Edson Santos, Deputado Federal (RJ); Vicentinho, Deputado Federal (SP); Inês Pandeló, Deputada Estadual (SP); Edmilton Cerqueira, Coordenador-Geral de Políticas para povos e comunidades tradicionais do Ministério do Desenvolvimento Agrário; além de convidados internacionais como Guilhermo Ponce, Presidente da Afrohispado e Secretário Executivo da Conferência AfroMadrid 2014; e os padres Oscar Aníbal Morales (El Salvador) e Joaquim Yamukelela (Moçambique).
 
Teve como principais objetivos, dar visibilidade às expressões sócio-culturais e étnicorraciais no Estado, discussão sobre políticas de ações afirmativas em diversos setores, fortalecimento do empreendedorismo afro, além de enaltecer internacionalmente a historicidade do Quilombo dos Palmares e a luta do povo afro-brasileiro. Apoiaram o evento: Seppir; Fundação Cultural Palmares; Governo de Alagoas; prefeituras de Maceió, União dos Palmares e Viçosa; Deputado Federal Paulão; vereadoras Fátima Santiago e Tereza Nelma; União Geral dos Trabalhadores (UGT); IZP, Cojira/Sindjornal; Ufal, Uneal e Cesmac; Sebrae, Braskem, Casal e Sinteal.
 
Foram realizados um simpósio internacional, apresentações de artistas locais, exposições e a noite Oke Odum (a graça do ano) com homenagens para lideranças negras e autoridades políticas nacionais que contribuíram para o fortalecimento de políticas afirmativas e para o desenvolvimento dos APNs. Também ocorreu um dos momentos mais inesquecíveis e emocionantes, com pessoas das mais diversas origens e crenças religiosas, ocorreu a vigília afro “Osenga Palmares” na madrugada do dia 05 de maio, na Serra da Barriga em União dos Palmares. Mais de 300 pessoas celebraram e renovaram seus compromissos por uma militância mais aguerrida no enfrentamento do racismo e na luta por políticas afirmativas que possam transformar a realidade da população negra.

Seppir
No dia 02 de maio, a ministra Luiza Bairros da Secretaria de Políticas Promoção da Igualdade Racial (Seppir) esteve presente na celebração dos 30 anos dos APNs. Ela realizou a conferência magna do Simpósio Internacional e abordou sobre “Os avanços das políticas públicas para a igualdade racial no Brasil”. Ela destacou que a população negra é a mais beneficiada por uma série de mudanças provocadas por políticas como as de valorização do salário mínimo e de redistribuição de renda. “Especialistas afirmam que cerca de 60% dos 40 milhões de brasileiros que ascenderam socialmente no Brasil nos últimos anos são negros, e as mulheres negras, especialmente as jovens, foram as mais diretamente envolvidas nesse processo”, disse. Também mencionou a importância da criação da SEPPIR em 2003 que se deu num contexto de reivindicações do movimento social negro. “Tanto assim, que este é um ano de muitas comemorações redondas para as entidades do movimento negro, são 35 anos de Movimento Negro Unificado, o MNU, 30 anos de APNs, 25 anos de Geledés – Instituto da Mulher Negra, e apenas 10 de SEPPIR”, disse.


Fonte: Coluna Axé - nº248 - Jornal Tribuna Independente (07.05.13)
Edição: Helciane Angélica / Cojira-AL

Um comentário:

  1. Estar presente às homenagens aos 30 anos das APNs foi mágico. Identidade grupal, troca de conhecimentos, parcerias, muito respeito e muito trabalho desenvolvido. De fato, foi um privilégio conhecer e aprender tanta coisa. Parabéns, galerinha da coordenação das atividades.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua mensagem!
Axé!