terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cavalgada da Liberdade

No domingo, 18 de novembro, acontecerá um dos principais eventos das comemorações do mês da Consciência Negra em Alagoas desse ano: a 1ª Cavalgada da Liberdade. O percurso será de 54 quilômetros, com saída às 5h da manhã de União dos Palmares e término na Serra Dois Irmãos, em Viçosa, provável local onde o líder negro Zumbi foi morto por tropas do Exército Brasileiro.

O governador Teotonio Vilela e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vão liderar a cavalgada, que tem a estimativa da presença de mais de 200 cavaleiros e amazonas. E todos os cavalos devem ter controle sanitário e atestado negativos de doenças como o mormo e AIE.

Segundo o ministro Aldo Rebelo, "o território que compreende as bacias dos rios Mundaú (Serra da Barriga) e Paraíba (Serra Dois Irmãos) foi ocupado por quase 100 anos pelos rebeldes dos Palmares. A Cavalgada é a revisitação desse território, a homenagem, a gratidão e o reconhecimento aos que lutaram pela liberdade e ajudaram a construir o Brasil”, disse.

E de acordo com os organizadores, também serão executadas atividades de esporte e lazer nas comunidades onde acontecerão as paradas, com aulas ministradas por profissionais com experiência na área. Haverá também, distribuição de cestas básicas arrecadas nas inscrições, e de material esportivo disponibilizado pelo Programa Pintando a Liberdade, do Ministério do Esporte.

O evento é uma realização do Ministério do Esporte e o Governo de Alagoas. Conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura; e das prefeituras municipais de União dos Palmares, Viçosa, Capela e Cajueiro; além do apoio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas.

Mais informações: 8833-4061 / 9981-3332 / www.cavalgadadaliberdade.blogspot.com.br.


Fonte: Coluna Axé - nº225 - jornal Tribuna Independente (13.11.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!