terça-feira, 20 de novembro de 2012

20 de novembro - Cadê o nosso feriado?


O Governador em exercício de Alagoas, Sebastião Costa Filho, determinou por meio do Decreto nº 23.314 – publicado no dia 12 de novembro, no Diário Oficial do Estado (DOE) – que os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual do Poder Executivo antecipariam para o dia 16 de novembro, o feriado alusivo à Consciência Negra (Lei Estadual Nº 5.724, de 01.08.1995).

Com essa ordem, a celebração “deixou” de ocorrer nessa terça-feira, para evitar “prejuízos” no trabalho com a interrupção na segunda-feira e até mesmo que os funcionários faltassem nas repartições públicas. Porém, com a existência da Lei nº12.519, de 10 de novembro de 2011, pela Presidenta Dilma Rousseff, foi oficialmente instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. 

Trata-se de uma conquista oriunda das articulações do movimento social negro e um reconhecimento aos milhares de negros e negras que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil. E fica a pergunta, porque o “arrumadinho” dos feriados não ocorre em outras datas emblemáticas, a exemplo, dos dias 1º de janeiro, 02 de novembro, 15 de novembro, 07 de setembro, etc? 

De acordo com o advogado Alberto Jorge Ferreira, Presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnicas Sociais da OAB-AL, “A ação do Governador foi anticonstitucional, que infringiu uma determinação de Lei Federal e que poderia ter sido evitada com uma mobilização mais enérgica dos segmentos afros”. Já nas redes sociais e blogs de ativistas foram inúmeras as manifestações, já que a data tem um peso político e grande representatividade para a visibilidade étnicorracial nos mais diversos setores. Eis, mais uma amostra do poder da elite conservadora na Terra de Zumbi dos Palmares e uma afronta à luta histórica da população afrodescendente. 

E vamos em frente, lutando para que todo dia seja de fato dia da consciência negra, da valorização das nossas raízes africanas e respeito. Axé!


Crédito da foto: Helciane Angélica
Serra da Barriga
Hoje, 20 de novembro, a Serra da Barriga receberá centenas de visitantes de várias partes do país e até estrangeiros. E o escritório regional da Fundação Cultural Palmares (AL/PE) preparou uma programação especial no palco da resistência negra, que inicia às 4h com as oferendas aos orixás. Também terá cortejo e salva de tiros em homenagem ao herói Zumbi; o lançamento do selo postal em referência ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares; rodas de capoeira de grupos diversos, inclusive, da Liga Feminina Alagoana de Capoeira; e apresentações artísticas de dança-afro, afoxé, maracatu, banda afro, além de voz e violão. 

Aniversário
Chegamos à edição nº226 da Coluna Axé, e estamos ainda mais felizes porque a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (COJIRA-AL) completará cinco anos de atuação no dia 24 de novembro. Temos aprendido muito e contribuindo para a visibilidade da população negra nos meios de comunicação, além de ampliar as discussões sobre as questões étnicorracias e o combate ao racismo no meio sindical. Confira também a terceira edição do encarte afro AXÉ ESPECIAL, publicada hoje (20.11), em parceria com o jornal Tribuna Independente. 


Fonte: Coluna Axé - nº226 - Jornal Tribuna Independente (20.11.12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!