domingo, 8 de fevereiro de 2009

Escolas de Samba festejam celebração de convênio inédito no Estado


Liga das Escolas promete honrar cada centavo da verba conquistada para o carnaval



Texto: Graça Carvalho
Fotos: Tércio Cappello


Debaixo de um sol de quase quarenta graus, ritmistas, passistas, porta-bandeiras, mestres-salas e demais integrantes das Escolas de Samba de Maceió festejaram, com empolgação e samba no pé, o apoio do governo de Alagoas ao desfile do Carnaval 2009, durante solenidade nas escadarias do Museu do Palácio Floriano Peixoto, sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), na manhã desta sexta-feira (06.02).


“Sei do aperto e sufoco de todos vocês para não deixar morrer essa tradição. Vocês trazem a cultura e a alegria, remédios que curam o mundo. Não desistam nunca, persistam como sempre fizeram, e nós estaremos sempre dispostos a apoiá-los”, assegurou o governador Teotonio Vilela Filho.

Já o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, destacou que o convênio firmado, por meio da Secult, além de homenagear o trabalho das escolas como expressão da cultura popular, também reconhece nelas um espaço de exercício da cidadania e da economia da cultura.

“Envolvidos neste fazer temos costureiras, marceneiros, cenógrafos e figurinistas, dentre outros profissionais. Há toda uma cadeia produtiva, bem como a demanda do comércio por fantasias, tecidos, adereços. Fica o desafio à Liga de, cada vez mais, fazer circular os recursos em nosso Estado”, afirmou o secretário, ressaltando que o convênio não se esgota neste carnaval, mas abriga as ações das escolas, ao longo do ano, para o próximo desfile.

Ao receber o cheque simbólico de R$ 100 mil, em nome dos representantes das cinco agremiações beneficiadas pelo convênio da Liga com a Secult, o presidente da Liga das Escolas de Samba de Maceió, Nivaldo Santana, agradeceu, destacando que, pela primeira vez, o Estado foi sensível às reivindicações das escolas. “Nós vamos honrar cada centavo deste recurso, com muita transparência. Nosso compromisso é fazer bonito na avenida, com carinho e alegria, porque samba é cultura”, afirmou.

A solenidade foi encerrada com a apresentação dos sambas-enredo das cinco escolas beneficiadas pelo convênio - Jangadeiros Alagoanos, 13 de Maio, Girassol, Arco-Íris e Gaviões da Pajuçara — prestigiada pelo secretário de Comunicação, Wilmar Bandeira, pelos demais gestores das Superintendências da Secult, pelos presidentes das escolas e pelo ator Seltton Melo.

Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia.kmf?cod=8132358

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!