domingo, 1 de fevereiro de 2009

CONNEB é aberto no Pará com grande participação e manifestação religiosa em Belém


Soberania do povo negro é o grande mote dos debates na 4º assembléia nacional como parte do projeto político em construção


Por: Nuno Coelho
APN-SP diretamente de Belém, no Fórum Social Mundial


Homens, mulheres e jovens negros do Brasil estão entre as centenas de delegados e observadores da 4º Assembléia Nacional do Congresso de Negros e Negras do Brasil (CONNEB), que começou oficialmente na noite da quinta-feira (29), em Belém (PA), e que acontece concomitante a 9º edição do Fórum Social Mundial que tem movimentado a capital nestes dias. A etapa amazônica do CONNEB esta tratando entre outros temas da “Soberania Nacional do Povo Negro na Amazônia” e o “Projeto Político do Povo Negro para o Brasil”.

Alguns delegados chegaram à capital paraense depois de dias de longas viagens de ônibus, embarcações e avião, animados pelo espírito de unidade e comprometimento na construção de mais uma etapa do CONNEB.

A sexta-feira (30) foi marcada pelas análises dos avanços do Movimento Negro na proposta da construção do projeto político do povo negro, salientando os entendimentos que a população negra tem sobre o tema e aprofundar o debate sobre as alianças no processo de diálogo com outras esferas dos movimentos sociais, sindicais, partidos políticos e governos. Marcos Cardoso (CONEN), Célia Gonçalves (CENARAB e Julião (UNEGRO).

O congresso segue na tarde desta sexta-feira com a exposição do secretário de Agricultura do Estado do Amazonas Dr. Eron Bezerra e do escritor Domingos Conceição, coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade do Pará, refletindo sobre “Soberania Nacional e Resistência do Movimento Negro da Amazônia”, seguido de debate entre as organizações nacionais, Amazônia Negra, União de Negros pela Igualdade (UNEGRO) e Agentes de Pastoral Negros (APNs).

A noite será reservada ao diálogo dos mais de 300 delegados e observadores do CONNEB com Edson Santos, ministro chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR).

O congresso terminou no sábado, (31) com dois painéis o primeiro sobre a “Regularização fundiária e a questão quilombola no Brasil” e “Juventude Negra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!