quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Missa promove reflexão sobre o racismo e a conjuntura da população negra



Com o toque dos tambores dos jovens do Centro Afro Cultural Abaça Panda do Village Campestre II/Tabuleiro dos Martins , comandado por Thiago Vinicius, de 07 anos será celebrada hoje, sexta-feira 26, às 18 horas, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, no centroda capital alagoana a última missa da Paz do ano de 2009.

A primeira missa da paz foi celebrada em fevereiro de 2008, por iniciativa do arcebispo de Maceió Dom Muniz, segundo ele estamos vivendo uma situação de violência, e, é preciso organizar a sociedade.

A celebração tem a intenção de construir uma cultura de paz na capital alagoana, como também um grande momento para juntos, Igreja, Governo, entidades civis e toda sociedade realizarem uma jornada pela paz.

E como estamos no mês da consciência negra a celebração enfocará a violência inibidora do crescimento social do povo negro , muitos e tantos habitantes das favelas e bairros periféricos de Maceió.

Com o nome sugestivo de “Uma Missa em nome da paz pelo respeito a Liberdade de Crenças e Diferenças Humana”, a celebração tem como propósito a construção de redes de diferentes pessoas em nome da paz entre povos. Para esta celebração foram convidadas comunidades de Santa Lúcia, Vilage Campestre, Lar Juvenopólis, Favela Sururu de Capote, entre outras.

A Missa da Paz voltada para a comunidade negra surgiu no dia 08 de maio de 2008 quando da realização da “Missa Afro de Ação de Graças pela Liberdade , na Igreja de São Gonçalo”, no bairro do Farol, quando Dom. Antonio Muniz propôs esse momento para reflexão sobre o racismo e a intolerância religiosa.

A Missa é parte integrante do Projeto Movimento de Novembro, promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas, no mês da Consciência Negra.


Serviço:
O Quê? Uma Missa em Nome da Paz pelo Respeito à Liberdade de Crença e as Diferenças Humanas

Quando: 26 de novembro de 2009

Onde: Catedral Metropolitana de Maceió- Celebrante: Arcebispo de Maceió- Dom Antonio Muniz.

Sujeitos de direito- - participação franqueada ao público em geral

Promoção: Arquidiocese de Maceió/Projeto Raízes de Áfricas com o apoio Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Vereadora Fátima Santiago, SINTEAL, CUT, Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento.

Informações: (82) 8815-5794/9444-7968

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!