quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Escola Olodum oferece curso de música on line

A Escola Olodum, de Salvador (BA), inova mais uma vez, oferecendo Curso on line de Informática Cultural, que busca ampliar as ações da instituição e atender a um maior número de alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades pessoais.
Para tanto, a Escola buscou parceiros de grande potencial, como o Musician Institute of Technology - MI, dos Estados Unidos, com o qual iniciou um processo de cooperação técnica e buscou elementos para elaborar conteúdos e possibilidades de intercâmbios virtuais e presenciais. Também conseguiu apoio do Wilivro - que associa o livro a um curso on line, disponibilizando recursos tecnológicos que permitam a qualificação individual ou coletiva, tanto via internet como de forma presencial. O objetivo é realizar cursos de percussão samba-reggae, teoria musical, diversidade étnica e cidadania.

O Curso de Música on line consiste em dois módulos: Teoria Musical e Percussão Samba-reggae. No primeiro, como o próprio nome sugere, o aluno aprende a parte teórica da música; no segundo módulo é oferecida a parte prática, em instrumentos como timbau, repique, surdo e caixa. O curso dispõe de um simulador online, no qual é possível tocar os instrumentos do Olodum no teclado. A proposta alia tecnologia à qualificação profissional, no campo musical. As aulas serão disponibilizadas na plataforma virtual, oferecendo aos alunos flexibilidade para concretizar sua formação. O acompanhamento dos cursos acontecerá, ainda, por meio de encontros presenciais.

Ao qualificar e orientar os profissionais da cadeia produtiva da música utilizando o ensino à distância, a Escola Olodum contribui para a difusão do ensino da música e, mais especificamente, do samba-reggae - gênero musical criado pelos blocos afrocarnavalescos de Salvador nos anos 1980. Esse estilo percussivo se caracteriza, em termos conceituais, pela apologia ao negro, e musicalmente, pela recriação de sonoridades afro-americanas. Sua estética negra conecta diversos elementos culturais elaborados na rede atlântica, que originou e abrigou a diáspora negra e tem no Olodum seu principal representante.

O projeto, que tem patrocínio da Petrobras e apoio do Criança Esperança, também ajuda a Escola a reforçar seu envolvimento com o profissional do futuro, trazendo ferramentas para o sucesso no mercado de trabalho e atendendo a um número maior de beneficiários.
Visite o Blog de acesso ao curso: www.blogescolaolodum.com.br

MAIS INFORMAÇÕES

Escola Olodum
Rua das Laranjeiras, 30 - Pelourinho
CEP 40026-230 - Salvador - BA
Tel/Fax: (71) 3321.8069
E-mail: escolaolodum@uol.com.br
Internet: www.olodum.com.br / www.myspace.com/bandaolodummirim
Fonte: Ascom - Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!