terça-feira, 10 de novembro de 2009

Mês festivo

Por: Helciane Angélica


Estamos adentrando no mês da consciência negra, período onde as ações político-culturais dos diversos segmentos afros se multiplicam e ganham mais visibilidade nos meios de comunicação. Durante todo o ano, muitos grupos alagoanos ficam esquecidos, mesmo realizando atividades nas periferias ou nas áreas dominadas pela elite – estimulando as discussões teóricas e políticas; o incentivo da cultura afro-alagoana, com a retirada de jovens e adultos da ociosidade, drogas e criminalidade; e investindo arduamente na auto-estima da população afro-descendente.

Em Maceió, a programação nesse mês comemorativo é diversificada, acontece de forma descentralizada e independente, a exemplo do “Novembro em movimento” idealizado pelo projeto Raízes de África (ONG Maria Mariá), que iniciou os trabalhos no dia 06 de novembro com o II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas Arte, Culturas e Literaturas, durante a Bienal do Livro, e que contou com a presença de educadores, ativistas, autoridades e convidados ilustres do continente africano.

Terá no dia 16 às 9h a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Zumbi dos Palmares na Câmara de Maceió, à ativista Arísia Barros e ao empresário José Carlos Lyra; na Assembleia Legislativa, será no dia 23 às 15h, para a artista e ativista Zezé Motta, e o historiador Sávio de Almeida. A tradicional Comenda realizada pelo Governo de Alagoas acontecerá na noite do dia 19, no Palácio República dos Palmares, mas os homenageados ainda não foram divulgados. No dia 26, acontecerá uma missa em nome da Paz pelo Respeito à Liberdade de Crença e as Diferenças Humanas, na Catedral Metropolitana de Maceió.

Já em União dos Palmares, a Prefeitura sistematizou várias atividades que também iniciaram na última sexta-feira, com a caminhada “Respeitando as diferenças”; tem várias palestras nesta semana; encontros alagoanos de Hip-Hop e das comunidades quilombolas; exposições, concurso de beleza, parada militar e desfile estudantil; cerimônia religiosa, shows e várias homenagens ao herói nacional Zumbi dos Palmares – confira a programação completa neste blog.

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) informa que a coluna axé e o blog encontram-se totalmente disponíveis para a divulgação das atividades. Repasse a sua agenda para o nosso email: cojira.al@gmail.com. Axé!


Fonte: Coluna Axé / Tribuna Independente (10.11.09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!