quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ancestrais africanos serão reverenciados na Serra da Barriga

Pela primeira vez será realizada a cerimônia Iségún Káwójuba, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Iségún Káwójuba. A escrita é complicada, mas é esse o nome da cerimônia de reverência aos ancestrais africanos que, pela primeira vez, será realizada na Serra da Barriga, em União do Palmares. O ritual acontecerá na sexta-feira (20), às 6h, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra.

A cerimônia será realizada pelas Mulheres de Axé, grupo formado por religiosas de origem afro de diversos estados brasileiros. Em cortejo até o alto da Serra da Barriga, o grupo fará cantos e orações de paz, uma maneira de reverenciar Zumbi dos Palmares, principal líder negro da história.

Após o cortejo das Mulheres de Axé, será realizado um culto ecumênico com presença de representantes das religiões católica, evangélica e de matriz africana. A finalidade é unificar as religiões. Pessoas de crenças diferentes dão as mãos em homenagem ao povo negro.

“Subiremos a Serra ao som dos ogans, tocadores de atabaques. Esta é uma cerimônia aberta para pessoas de todas as religiões. Basta ir vestido de branco”, explicou Mãe Neide, coordenadora das Mulheres do Axé em Alagoas.

Também no dia 20, o governo de Alagoas presta a sua homenagem ao herói Zumbi. O governador Teotonio Vilela irá colocar uma coroa de flores na estátua do líder negro. Ainda haverá, na Serra da Barriga, apresentações da orquestras de Tambores de Alagoas e Filhos de Zumbi, e grande roda de capoeira.

A banda Tribo de Jah encerra as atividades do dia 20, com show na Praça Basiliano Sarmento, em União dos Palmares. No entanto, as festividades pela Consciência Negra, que se iniciaram no dia 6 de novembro, seguem até o fim do mês com atividades em Maceió.

A Fundação Cultural Palmares e a Prefeitura Municipal de União dos Palmares são parceiras do governo do Estado nas celebrações pela Consciência Negra.

Fonte: Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!