sexta-feira, 24 de julho de 2009

Secretaria da Mulher discute com PM combate à intolerância religiosa


Reunião no comando da PM define criação de comissão para orientar policiais militares a atuar com respeito à diversidade religiosa



A Superintendência de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos vai criar uma comissão para elaborar um cronograma de atividades para os policiais militares, com palestras e seminários com foco no combate à intolerância religiosa. Integrante da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, a superintendente do núcleo, Josilene Lira, reuniu-se na quinta-feira (23) com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dalmo Sena, e com representantes da religião de Matrizes Africanas e do Movimento Negro, na sede do comando-geral.

O encontro, considerado positivo, foi realizado com o objetivo de discutir o combate à intolerância religiosa e a capacitação dos policiais para que seja dada uma atenção especial durante as abordagens nos terreiros.

De acordo com Josilene Lira, a Gerência do Núcleo Afroquilombola tem orientado os terreiros de Maceió quanto ao horário limite de 22 horas em que é permitido o som dos tambores nos locais de cultos. “A reunião foi esclarecedora e deu resposta ao primeiro encontro que tivemos com o comando da Polícia Militar. Será criada uma comissão para elaborar um cronograma de atividades para os policiais militares, como palestras e seminários, com foco no combate à intolerância religiosa”, informou a superintendente.

No dia 30 deste mês, às 9h, vai haver uma reunião na sede da Superintendência de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, localizada no antigo Hotel Beiriz, para definir as temáticas e os palestrantes das atividades. Será feita uma avaliação de currículos e a prioridade será dada a representantes da Matriz Africana, que já conhecem a questão.

A reunião contou ainda com a presença da gerente Elis Lopes, do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Gilberto Irineu, que chamou a atenção para o respeito a diversidade religiosa e se comprometeu em inserir o tema em suas palestras, além do coronel PM Mário da Hora.



Fonte: Viviane Chaves - assessora de comunicação da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!