domingo, 12 de julho de 2009

Conferência com negros trata de segurança em AL


O evento contou com aproximadamente 50 representantes de várias entidades do movimento negro



No segundo dia do Encontro de Etnicidades Nordeste: Promoção da Igualdade Racial em Alagoas, que comemora o Dia Nacional contra a desigualdade racial, ocorreu mais uma conferência livre de segurança pública, em Maceió.

A reunião aconteceu no auditório da Casa da Indústria durante toda a manhã e início da tarde desta terça-feira (7). O evento contou com aproximadamente 50 representantes de várias entidades do movimento negro, pra discutir sobre as questões da segurança pública entre a sociedade negra em Alagoas.

O tenente-coronel PM, Mário da Hora, conduziu a leitura do texto-base, explanando para os participantes da reunião, os principais objetivos das conferências livres que servem para o debate de ideias e formulação de propostas que deverão ser encaminhadas para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) evento que acontecerá de 27 à 30 de agosto em Brasília.

Todos os representantes destacaram os trabalhos do tenente-coronel Mário da Hora, que sempre esteve representando o movimento negro, lutando pelos direitos da classe e participando de projetos sociais, dentro da Polícia Militar do Estado. José Sandro Santos, representante do Movimento Quilombola, falou das dificuldades sofridas dentro dos quilombos, detectando as comunidades mais vulneráveis que sofrem com a violência alertando para a falta de segurança em determinadas áreas.

A coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, destacou a iniciativa do governo do Estado em promover esta conferência. “O movimento negro necessita muito deste debate. É extremamente necessário enxergar as necessidades da comunidade negra em Alagoas. Os problemas se intensificam cada vez mais. Criar uma política séria de segurança pública, é o primeiro passo para a resolução dos nossos maiores problemas”, disse Arísia.

A conferência livre discutiu também a participação das comunidades quilombolas na etapa estadual da conferência nacional, que será realizada de 15 a 17 deste mês no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!