domingo, 5 de julho de 2009

Indicação de Leitura: Blog Raízes de África


Foi postado ontem (04.07) no blog Raízes de África, o texto “Nos bastidores da II Conferência de Promoção da Igualdade Racial, em Brasília”. O resumo crítico e irreverente ressalta os pontos mais importantes durante o evento e situações extra-oficiais vivenciados pela ativista Arísia Barros, que participou na condição de delegada do estado de Alagoas.

Na ocasião, teve também em uma das notas o elogio quanto a atuação da jornalista e integrante da Cojira-AL, Helciane Angélica, que se dividiu em três funções relevantes: esteve como delegada; participou das reuniões estratégicas entre os comunicadores negros; e abasteceu o blog da instituição com os principais acontecimentos da conferência.

Essa conferência estimulou a integração político-cultural entre os participantes e mostrou o quanto é essencial as articulações políticas nacionais, e principalmente o quanto é preciso fortalecer as mobilizações locais. As ações na sua maioria estão apagadas, em parte a culpa é dos grandes meios de comunicação que ainda insistem em dar invisibilidade às questões étnicorraciais, porém, não se pode retirar a responsabilidade das próprias lideranças, pois muitas intrigas pessoais terminam sobrepondo-se aos ideais comuns.

Fica aqui a sugestão de leitura, vale a pena!



Sobre o blog


O blog Raízes de África foi implantado no dia 27 de março de 2009 e oficialmente divulgado durante o 1º Encontro Etnicidades Brasil: “Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças / Diferenças e Dálogos”. É assinado por Arisia Barros, que é Professora, redatora publicitária, poetiza e coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas da Organização Não-Governamental Maria Mariá, que é filiada ao Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!