segunda-feira, 20 de julho de 2009

Artistas celebram aniversário de Mandela com show em Nova York


Um grande show beneficente em homenagem a Nelson Mandela foi realizado na noite deste sábado (18) em Nova York para celebrar o 91º aniversário do ex-presidente da África do Sul, diante de uma sala lotada que vibrou com os artistas participantes, incluindo a primeira-dama da França Carla Bruni.

Dezenas de músicos e cantores, em sua maioria norte-americanos e africanos, passaram pelo cenário da lendária sala art-déco do Radio City Music Hall, em Manhattan.

Grandes figuras da música negra norte-americana fizeram o público vibrar, incluindo Stevie Wonder, Aretha Franklin, Gloria Gaynor e Queen Latifah.

O show terminou com o "Parabéns a Você", na voz de Stevie Wonder, entoado também pela maioria dos participantes na noite de homenagem a Mandela, ausente do espetáculo.

Outra apresentação notável foi a de Carla Bruni, que interpretou duas canções ao lado de Dave Stewart, do Eurythmics, acompanhados por uma violinista.

A ex-modelo, que se apresentava em público pela primeira vez desde que se casou com Nicolas Sarkozy, cantou um clássico de Bob Dylan, "Blowin' in the Wind" e, em francês, seu sucesso "Quelqu'un m'a dit".

Ao apresentar sua canção, Bruni disse que era "uma pequena música francesa, muito boa para dançar, muito boa para sonhar". O público a aplaudiu calorosamente, incluindo o presidente francês, presente na sala.

Cyndi Lauper, com a rapper Lil Kim, interpretou sua música "Time After Time".

"Gente como Nelson Mandela mudou o mundo. É um grande herói, um lutador pela liberdade", disse Lauper, pouco antes de cantar no palco do Radio City. Ela explicou que escolheu a música porque sabia que "Mandela gosta dela".

O show do "Dia de Mandela" encerrou uma semana de celebrações em homenagem ao herói da luta contra o Apartheid. Por razões de saúde, o Nobel da Paz não pode viajar a Nova York para assistir ao evento.

Em uma mensagem gravada em um vídeo apresentado durante o show, Mandela agradeceu ao público e aos artistas. Em Johannesburgo, ele afirmou que "o dia de Mandela é um dia dedicado ao serviço aos demais, e espero que as pessoas dediquem este esforço a melhorar as condições da comunidade. Obrigado por participar".

Em outra mensagem de vídeo, o presidente norte-americano, Barack Obama, também desejou feliz aniversário a Nelson Mandela.

"A história de sua vida pode ser resumida com suas próprias palavras: as coisas parecem impossíveis até que se tornem uma realidade. Sua vida nos ensina que o impossível pode se realizar", disse Obama.

A Fundação Mandela, encarregada de preservar o legado político do primeiro presidente negro sul-africano, lançou o Dia de Mandela, que coincide com a data de seu aniversário e propõe que cada pessoa dedique simbolicamente 67 minutos desse dia a boas ações, em referência aos 67 anos de luta de Mandela pela igualdade na África do Sul.

O show serviu para arrecadar fundos destinados à luta contra a Aids como parte da "Campanha 46664" --número do registro de detento de Mandela durante os 27 anos que passou nas prisões sul-africanas, antes de governar o país entre 1994 e 1999.


Morgan Freeman

"Feliz aniversário, Madiba", desejou ao ex-presidente sul-africano o ator Morgan Freeman, que lembrou ao público que, em sua carreira, interpretou "presidentes dos Estados Unidos e até Deus no cinema, mas a história que vou fazer agora no cinema é verdadeira".

Freeman, que interpreta Mandela no último filme de Clint Eastwood, "Invictus", lembrou que o líder sul-africano "passou 27 anos preso e liderou a luta contra o regime opressor do apartheid, e saiu dali sem rancor nem amargura".


Fonte: Folha Online com informações da France Presse e Efe em Nova York

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!