segunda-feira, 6 de julho de 2009

Encontro Etnicidades Nordeste


O Projeto Raízes de Áfricas (ONG Maria Mariá) realiza nos dias 06 e 07 de julho, o Encontro Etnicidades Nordeste: “A Promoção da Igualdade Racial em Alagoas: Teoria e Prática”, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, localizado no bairro do Farol.

A atividade conta com patrocínio da Federação das Indústrias e parceria com pesquisadores do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), representante da Fundação Kellog e de diversos órgãos governamentais e não-governamentais tem como objetivo mapear o atual cenário das políticas de igualdade racial em Alagoas, como também dialogar com lideranças, movimentos sociais, organizações não governamentais, governo, universidade, financiadores locais que estão desenvolvendo ou desenvolveram trabalhos inovadores no estado para a equidade racial como inclusão social.

É uma análise de projetos: coleta de dados, entrevistas, discutir sobre as políticas, enfim, ter um panorama sobre a questão racial no estado de Alagoas. O resultado do mapeamento em Alagoas será editado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, entre outros parceiros.Podem participar representantes de organizações não governamentais, movimento negro, governo, universidades, visando não só colher informações, como também mobilizar grupos e lideranças, contribuindo para aprofundar o entendimento sobre os programas e projetos desenvolvidos.


Conferência Livre no Dia Nacional de Luta contra o Racismo


No dia 07 de julho, Dia Nacional de Luta contra o Racismo faz parte da programação do Encontro Etnicidades Nordeste a Conferência Livre que abordará segurança pública para os povos quilombolas e indígena.As conferências livres têm como propósito promover a escuta das comunidades e das realidades locais como coletar sugestões e propostas para serem incluídas em documento a ser debatido na conferência nacional, marcada para agosto, em Brasília.



Programação completa:


06/07/09 (segunda-feira)

09h00- Diálogos Artísticos-
Apresentação Coral SESI
Apresentação afro artística: cantora moçambicana Sônia André
09h30- Diálogos Estratégicos:
1-O que é equidade racial para inclusão social? ( 20 minutos)
Sávio de Almeida
2-Como criar mecanismos e fortalecer capacidades de lideranças locais comprometidas com projetos coletivos de equidade racial a curto, médio e longo prazo? (20 minutos)
Abrindo o diálogo:
Representantes do CEAFRO e da Fundação KELLOG
3-Porque trabalhar os desafios e as oportunidades para a promoção e o desenvolvimento da democracia humana? (20 minutos)
Abrindo o diálogo:
Coordenação de Mesa: Cláudia Pessoa (Secretária de Turismo de Maceió )
10h30- Debate
11h30- Diálogos Arte comestíveis
Apresentação de um grupo local

13h30 às 16h30- Diálogos Expositivos:
Apresentação em data show (10 minutos para cada) das experiências concretas que produziram intervenções em comunidades tendo como enfoque a promoção da equidade racial para inclusão social a partir de diagnósticos indicando possíveis soluções. Pode ser trabalho concluído ou em andamento, mas já que tenham resultados, atendendo aos seguintes passos:

Diagnóstico: Qual é o problema?
Projeto: Quais as ações realizadas?
Metodologia: Como foi feito?
Resultado : Exposição de caso com números indicadores do resultado de projeto realizado ou em curso.


07/07/2009 (terça-feira)

09h00- Diálogos Artísticos- Apresentação grupo local
09h30- Registro dos Diálogos em Grupos ( mapeando as ações,aplicação de questionário, coleta de materiais e entrevistas com lideranças.)
Coordenação de mesa:

Diálogos Governo-
Diálogos Movimento Negro
Diálogos Universidades
Diálogos Quilombolas
Diálogos Inter-religiosos
Diálogos Responsabilidade Sócio Empresarial

11h00- Conferência Livre: A Segurança Pública e as Comunidades Quilombolas
11h10- O Que é a Conferência Nacional de Segurança Pública e a importância da participação quilombola.
11h30- Leitura do texto base
11h50- Escolha do eixo
12h30- Diálogos Arte comestíveis
13h30- Construindo propostas
14h30- Socializando
16h30- Encerramento

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!