quinta-feira, 26 de junho de 2008

Afroreggae completa 15 anos

O Grupo Cultural AfroReggae é uma das organizações não-governamentais mais conhecidas do Brasil. Fundada no dia 25 de junho de 1993, como Núcleo Comunitário de Cultura, sempre utilizou a cultura como instrumento de transformação social, para afastar jovens e adultos do narcotráfico e proporcionar a geração de renda.

As primeiras atividades iniciaram com o jornal AfroReggae Notícias, direcionado à valorização e divulgação da cultura negra; oficinas; e festas como o Rasta Dancing, para os jovens interessados em música negra: reggae, soul e o hip hop. Depois, ampliou seu campo de atuação e chegou às outras comunidades, nas quais desenvolveu programas específicos.

Também lançou a produtora Arpa (AfroReggae Produções Artísticas), onde oferece apoio comercial para a carreira profissional de grupos resultantes de seus projetos. A banda que leva o nome da ONG foi o primeiro conjunto musical a sair de um projeto social, que assinou com uma gravadora multinacional, a Universal, e lançou o disco "Nova Cara".

São desenvolvidos projetos em quatro comunidades do Rio de Janeiro: Cantagalo, Complexo do Alemão, Parada de Lucas e Vigário Geral. Têm 14 grupos artísticos, 200 funcionários atuando em 74 projetos, espalhados pelo Brasil e pelo mundo, como por exemplo: Índia, China, Inglaterra, Alemanha e Colômbia. De 15 anos para cá muita coisa mudou. Hoje, a ONG arrecada cerca de R$ 8 milhões obtidos em patrocínios.
Com informações da Afropress e o site www.afroreggae.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!