terça-feira, 19 de maio de 2015

Quilombolas alagoan@s

Os quilombolas são descendentes de africanos escravizados que mantêm tradições culturais, de subsistência e religiosas ao longo dos séculos. Essa é a definição apresentada no site Fundação Cultural Palmares – órgão vinculado ao Ministério da Cultura – que tem entre as suas funções: formalizar a existência destas comunidades, assessorá-las juridicamente e desenvolver projetos, programas e políticas públicas de acesso à cidadania.

Atualmente, existem 2.474 comunidades no Brasil certificadas pela Palmares, sendo 1543 da Região Nordeste. No Estado de Alagoas, já foram reconhecidas 67 comunidades com 4.366 famílias distribuídas em 34 municípios. Com o intuito de representar a população quilombola alagoana na luta pela efetivação das políticas públicas, existe a Coordenação das Comunidades Quilombolas do Estado de Alagoas – Ganga Zumba.

No último dia 13 de maio – Dia Nacional de Combate ao Racismo – foi realizada na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca, a eleição para definir a nova Direção Geral da instituição que é vinculada à Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ) e integra o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir-AL).

De acordo com a comissão eleitoral foram duas chapas interessadas, mas, uma delas foi impugnada porque não levou a documentação no tempo estabelecido. E conforme a última assembleia ordinária, que redefiniu o estatuto, o prazo da gestão passou de dois para quatro anos de atuação.

O líder quilombola Manoel Oliveira dos Santos (Bié), 43, nascido em Traipu(AL) foi reconduzido ao cargo de Coordenador Geral, onde comandará a gestão “Somos Quilombolas, somos resistência”. A diretoria é composta por José Elenildo de Almeida Santos (Vice Coordenador Geral); Joelma Bezerra de França (Coordenador de Articulação); Cristiana Viera de Souza (Coordenador Finanças); Josefa Santana da Silva (Vice coordenador de Finanças); Quitéria Vieira dos Santos (Secretária); Antonio do Espírito Santos (Coordenador de Projetos); Delsa Maria Cavalcante dos Santos (Coordenador de Promoção da Igualdade de Gênero); Maria Sandra da Paz (Coordenador de Juventude); Amaro Felix Filho  (Coordenador da melhor Idade - Idosos).

O Conselho Diretor é formado por três titulares (Cícera Vital da Silva, Girlene dos Santos e José Cícero Silvestre da Silva) e três suplentes (Valdirene Maria da Silva, José Gilson dos Santos, Nikacia Tavares Gomes). Também possui Coordenadores Regionais: Região do Alto Sertão, Região da Bacia Leiteira, Região do Agreste, Região do Baixo São Francisco, Região Zumbi, Região Norte, Região Central; além dos coordenadores por departamentos: Saúde; Educação; Emprego e Renda; Cultura; Meio Ambiente; Agricultura; Esporte e Lazer; e Mulheres.

Esperamos que a instituição continue defendendo a igualdade racial; cobrando das autoridades competentes a certificação e titulação das terras quilombolas; além da garantia dos direitos básicos para qualidade de vida, uma vez que muitas famílias estão esquecidas pelo Poder Público, cuja dignidade e autoestima são violadas diariamente. Enfim, desejamos força nos trabalhos e conquistas!


Fonte: Coluna Axé – 343ª edição – Jornal Tribuna Independente (18 a 25/05/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!