domingo, 31 de maio de 2015

Mãe Neide recebe título da Câmara de Maceió e apoio de entidades

Vereadora Tereza Nelma entregou título de Cidadã Honorária de Maceió à mãe de santo

Mãe Neide recebe título da Câmara de Maceió e apoio de entidades

Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oyá D’Oxum, recebeu nesta sexta-feira (29) o título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal de Maceió. A proposição, de autoria da vereadora Tereza Nelma (PSDB), é uma homenagem ao trabalho desenvolvido pela mãe de santo, cujo nome está ligado, há mais de uma década, a projetos de inclusão social na periferia da capital. 
“Reconhecida em todo país, Mãe Neide é natural de Arapiraca e hoje passa a ser também cidadã de Maceió. Ela tem em sua essência o amor ao próximo. Ela representa esse humanismo que inspira e que transforma. Entregar esse título a Mãe Neide é reafirmar a força e o poder da raça negra. É Patrimônio Vivo de Alagoas”, afirmou Tereza Nelma, no discurso que lembrava a trajetória da homenageada.
Ana Pereira, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, falou das lutas e das vitórias enfrentadas. Para ela, o título é um ganho para os munícipes, principalmente pelo trabalho desenvolvido na capital. “Utilizando a metodologia do amor, Mãe Neide já acolheu centenas de jovens”, disse.
Emocionada, Mãe Neide agradeceu e lembrou a importância do título. “Esse é um momento grandioso, onde uma mãe de terreiro é homenageada. Nesse momento, sinto um misto de dor, alegria, renovação e incentivo para continuar lutando. Durante todo dia, eu me senti acolhida, pois diante de todas as dificuldades que estou passando descobri que esse título chega como um presente que recebo, que o povo do axé está recebendo”, discursou.
Representantes de instituições culturais, afro, universidade, filhos e filhas de santo que lotavam o auditório, aproveitaram o momento, para apoiar mãe Neide, pela agressão e intolerância de que foi vitima nas redes sociais.
“O Brasil é um país laico, o primeiro artigo da nossa Constituição afirma que ninguém pode ser discriminado, nem por raça, nem por cor, nem por religião. Mãe Neide é uma defensora da religião, um ser guiado pelo amor. Nesse momento, não podemos cruzar os braços diante do preconceito e daintolerância religiosa da qual ela está sendo vítima”, afirmou a professora Aparecida Oliveira, da Universidade Federal de Alagoas.
Representante do Coletivo Afrocaeté, Targino Pereira, fez referência a amorosidade da mãe de santo. Segundo ele, o trabalho da mãe Neide em um bairro onde falta tudo, inclusive infraestrutura, é grandioso ver o vigor dessa mulher, que segura na mãe e acolhe aqueles que mais precisam. Mae Neide não é só cidadã maceioense, mas é uma cidadã brasileira. Essa intolerância não é nova, não foi a primeira nem será a última, a diferença é que agora estamos unidos”, observou.
Também presentes à cerimônia estavam Aline Crislane (Instituto Coca-Cola), Valdice Gomes (Sindjornal), Elvira Barreto (Núcleo Temático da Mulher-Ufal), Ana Pereira (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), Keyla de Brito Oliveira (Grupo União Espirita Santa Bárbara)e Paulo Silva (Federação de Zeladores de Culto Afro).

Fonte: Ascom/CMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!