terça-feira, 5 de maio de 2015

Caravana da Igualdade Racial

A  pedagoga Nilma Lino Gomes – foi a primeira mulher negra do Brasil a ser reitora de uma universidade federal, em 2013, na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); além de ser ex-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) – encontra-se no comando da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). 

O início da sua gestão no Ministério tem sido marcada pelo diálogo com os diversos segmentos afros e gestores públicos, para a troca de experiências e análise das políticas públicas. 

Atualmente, tem investido na Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo, com o objetivo de aproximar os Ministérios dos entes federados, discutir e construir a adesão dos Estados e municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) que está em implantação pelo Ministério; além de estimular a criação e o desenvolvimento dos organismos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual. 

Também dará visibilidade às cotas étnicas e sociais nas universidades; sobre a importância da implementação da Lei 10.639/2003, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana; e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Comunidades Quilombolas. 

O projeto será realizado ao longo de 2015 e percorrerá todas as regiões do Brasil, prevê uma série de debates e encontros com autoridades locais, representantes de universidades e da sociedade civil para ampliar as parcerias na promoção da igualdade racial no país. Os primeiros locais visitados foram: a cidade de Belém (PA) nos dias 27 e 28 de abril; e São Luis (MA), nos dias 4 e 5 de maio. 

As próximas agendas não foram divulgadas, no entanto, esperamos que essas andanças contribuam para o fortalecimento das parcerias e a concretização do Estatuto da Igualdade Racial (Lei Nº 12.288, de 20 de Julho de 2010 – destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica)! 

Saiba mais sobre o SINAPIR, no site: http://www.seppir.gov.br/sinapir. Queremos mais avanços; dignidade e respeito à luta e resistência dos povos historicamente marginalizados.


Fonte: Coluna Axé - 341ª edição – Jornal Tribuna Independente (05 a 11/05/15)  – Editora: Helciane Angélica – cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!