quinta-feira, 27 de junho de 2013

Maceió sedia em agosto III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

                           
Evento apresenta como tema “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por uma Alagoas Afirmativa” 
                    
Maceió sedia em agosto III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Comissão Organizadora discute questões operacionais como
logística, mobilização, facilitadores e palestrantes para o evento 
                         
Por: Marcos Jorge

Reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade alagoana com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social em Alagoas. Este será o objetivo da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (III Coepir) que acontece no período de 19 a 20 de agosto no Centro de Convenções Ruth Cardoso, Jaraguá, em Maceió.

Com o tema “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por uma Alagoas Afirmativa”, a III Coepir tem como finalidades ainda avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas das Políticas de Promoção da Igualdade Racial; propor recomendações para o fortalecimento e enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial, no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; e discutir os mecanismos de institucionalização da promoção da igualdade racial, tendo em vista a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

A comissão realizou nesta quinta-feira (27) reunião para discutir questões operacionais como logística, mobilização, facilitadores e palestras para o evento que terá como subtemas quatro eixos: Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo; Políticas de igualdade racial no Estado e no Brasil: avanços e desafios; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias); e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão; mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

A III Coepir será precedida de conferências regionais que serão convocadas pelas prefeituras, cujas contribuições serão consideradas na etapa estadual. Suas deliberações terão abrangência estadual e deve contribuir para a etapa nacional. As etapas regionais serão realizadas no mês de julho, da seguinte forma: dia 4 de julho no município de Água Branca, que abrangerá a região do Sertão e bacia leiteira. No dia 18 será em União dos Palmares, que envolverá toda Zona da Mata. Dia 25 acontece a de Arapiraca, atingindo toda parte do Agreste. E dia 31 ocorre a de Maceió envolvendo tanto a região metropolitana quanto o litoral Norte.

A delegação de Alagoas para a III Conferência Nacional de Promoção de Igualdade Racial, eleita na conferência Estadual, que ocorre no período de 5 a 7 de novembro de 2013, em Brasília, Distrito Federal, terá a seguinte composição: três delegados representantes de órgãos públicos estaduais; oito delegados representantes de órgãos públicos municipais; e 17  delegados representantes de organizações da sociedade civil.

Os relatórios das conferências regionais devem obedecer a roteiro previamente definido pela Comissão Organizadora Estadual e encaminhados à Comissão Organizadora Estadual por meio eletrônico para o endereço: iiicoepir.alagoas@gmail.com, juntamente com o arquivo bruto contendo todas as propostas aprovadas, até o dia 05 de agosto de 2013.


 Fonte: Ascom/Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!