quarta-feira, 12 de junho de 2013

Festejos juninos


Todo nordestino ou nordestina que se preze, adora os festejos juninos. Trata-se de uma grande celebração, para dar visibilidade à cultura regional, saborear pratos típicos e dançar muito forró.

Nesse período, as opções de festa são variadas, nas cidades do interior e nos grandes pólos como: Caruaru (PE) considerada “a capital do forró”, em Campina Grande (PB) “O melhor São João do mundo”, ou ainda em São Luiz do Maranhão, com a festa diferenciada do bumba meu boi. Esse ano, a capital alagoana garante seu espaço nesse roteiro de diversão, com o tema “De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió” com programação em todo lugar e valorização do artista local. 

No dia 20 de junho, a partir das 21 horas, acontecerá a abertura dos Arraiais dos Bairros no histórico bairro de Fernão Velho, com shows de Chau do Pife, Zeza Duarte do Coco, Banda de Pífanos Flor do Nordeste e Silvério Pessoa, o grande nome da moderna música popular pernambucana. A Prefeitura de Maceió através da Fundação Cultural Palmares e com o apoio da CBTU Maceió, promoverá o ‘Trem De Jacinto a Tororó’, que sairá da Estação Central de Maceió com destino a Fernão Velho. As viagens estão disponíveis em dois horários: trem 1, com saída às 20h e retorno à 1h da manhã; e o trem 2, saindo às 21h, com retorno às 2h da manhã.

Já a programação do “Arraiá Central no Jaraguá” inicia no dia 21 de junho, trazendo o melhor dos trios forrozeiros locais, além de artistas e bandas consagradas como: Geraldo Cardoso, Amazan, Eliezer Setton, Alcimar Monteiro, Clã Brasil, Ivaldo Maceió, Flávio José, Nando Cordel, Khrystal, José Orlando, Quinteto Violado, Jorge de Altinho, dentre outros. De 21 a 26, a partir das 18h, terá o concurso de quadrilhas e no período de 27 a 30, todos podem prestigiar o festival de coco de roda alagoano. 

Também terá nos mercados públicos (Jaraguá, Jacintinho e do artesanato), em todas as sextas-feiras desse mês, muito forró pé de serra a partir das 10h. E nos dias 21, 22 e 23, o “Forrock” no Posto 7, Praia de Jatiúca, a partir das 21h. 

Vamos comemorar essa festa tradicional, tem opção para todos os gostos e classes sociais! E viva a cultura nordestina!


Fonte: Coluna Axé - 253ª edição – Jornal Tribuna Independente (11 a 17/06/2013) 
Editora: Helciane Angélica / Cojira-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!