terça-feira, 24 de abril de 2012

Visita da Ministra


Texto e foto: Helciane Angélica - Jornalista


Na manhã dessa segunda-feira (23.04), o auditório do Palácio República dos Palmares ficou lotado devido ao Ato de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) com o Governo do Estado de Alagoas. Estão garantidos para 2012, recursos da ordem de R$ 2 milhões para as comunidades quilombolas, nos investimentos de programas de saúde, saneamento e abastecimento de água, provenientes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). 

Em sua primeira visita política oficial em Alagoas, a Ministra Luiza Bairros ressaltou que no Plano Plurianual (2012 - 2015), foi ampliado o diálogo com os demais ministérios sobre as ações orçamentárias para as comunidades quilombolas. “É preciso fortalecer o sentimento de responsabilidade social. E a partir de agora, cabem as Secretarias e Prefeituras decidirem sobre as medidas adotadas que garantam os direitos dos quilombolas para inseri-los na vida social de Alagoas”. 

A Ministra disse ainda que o desenvolvimento da região Nordeste, só será possível com a valorização da população negra, se não for assim, será repetido o que aconteceu no início do século XX, quando vários povos estrangeiros foram convocados para trabalhar em nosso país e ampliou o processo de marginalização dos negros na sociedade. “Temos que fortalecer os afro-descendentes, por uma razão muito simples, porque somos mais da metade da população brasileira. (...) O processo de inclusão do povo negro em todos os segmentos sociais e espaços de poder, é algo que foi propagado por vários anos no Quilombo dos Palmares. E esperamos devolver a Zumbi, tudo que ele nos deixou de contribuição em termos de dignidade e respeito”, exaltou. 

Já o Governador Teotônio Vilela Filho, fez questão de afirmar que será traçado uma política pública no Estado e cobrou dos prefeitos maior engajamento e uma ação pró-ativa. Também informou que será entregue uma cópia do convênio em todas as secretarias. “Nós não estamos fazendo apenas um ato administrativo ao assinar esse Termo de Cooperação, estamos resgatando um compromisso histórico para os povos que contribuíram para a construção desse país”, afirmou.

 Logo após a solenidade, teve uma audiência entre a Ministra com representações quilombolas, das religiões de matrizes africanas, entidades sócio-culturais e políticas do movimento negro urbano, e os alagoanos que estão no Conselho Nacional de Políticas para Igualdade Racial (CNPIR/Seppir) – para discutir a pauta de reivindicações e dialogar sobre as políticas públicas que contemplam às questões étnicorraciais em Alagoas. Agora, é cobrar que as ações aconteçam e que a população afro-alagoana seja respeitada! Axé!


Cooperação
O Ato de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Ministra da Seppir, Luiza Bairros, e o Governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (foto), representa um grande avanço para as comunidades quilombolas em nosso Estado! Atualmente, existem 66 comunidades quilombolas reconhecidas em Alagoas e cerca de 25.000 quilombolas. A solenidade foi prestigiada por gestores públicos, Deputados Estaduais, Prefeitos (Viçosa, Penedo, Igreja Nova, Passo do Camaragibe, Palmeira dos Índios), representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, pesquisadores, lideranças quilombolas, religiosos de várias matrizes africanas e representações do movimento negro urbano; e muitos veículos de comunicação da imprensa alagoana. 


Fonte: Coluna Axé - nº198 - Jornal Tribuna Independente (24.04.12)
Para conferir outras fotos tiradas por Helciane Angélica, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!