sábado, 28 de abril de 2012

CUT e sindicatos discutem combate ao racismo no mundo do trabalho




Por: Valdice Gomes 
Fotos: Heloisa Ballarini / SVELA





A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou, nos dias 26 e 27 deste mês, no Hotel Braston, em São Paulo (Capital), o Seminário de Avaliação e Planejamento. Participaram representantes das Secretarias de Combate ao Racismo das CUTs estaduais e ramos.

De Alagoas estavam presentes Valdice Gomes, coordenadora da Comissão Nacional dos Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), representando a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), e José Cícero da Silva, o Sil, secretário de Combate ao Racismo da CUT- Alagoas.

O evento teve o objetivo de fortalecer estratégias e propostas de ação sindical para o combate ao racismo, visando a valorização efetiva da questão racial no seio da CUT e dos sindicatos. Os trabalhos foram iniciados com o presidente do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir), Ramatis Jacino, que falou sobre as ações da entidade. Em seguida, a secretária nacional de combate ao racismo da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, expôs sobre o trabalho da secretaria.

Ainda na parte da manhã, o economista do Dieese, Leandro Horie apresentou o Diagnóstico Regional sobre Mundo do Trabalho e Desigualdade Racial. À tarde foi reservada para os trabalhos de grupo.

O seminário se encerrou nesta sexta-feira (27). As propostas aprovadas farão parte de um documento geral a ser defendido pelos sindicalistas durantes os congressos estaduais da CUT (CECUTs) e no CONCUT – Congresso Nacional da CUT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!