quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fogo sob controle; Memorial não tem plano de combate a incêndio


Bombeiro tenta apagar foco de incêndio na Serra da Barriga
O incêndio em áreas de vegetação nativa da Serra da Barriga, em União dos Palmares, que começou nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (25) só foi controlado depois das 16h30. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, as chamas não chegaram a atingir o cume da serra, onde fica o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, área histórica e pertencente ao patrimônio da União.
O incêndio deixou à mostra um problema grave do Parque Memorial: não existe um plano de combate a incêndios no local.
“Hidrante não existe. Existe água lá em cima, mas não há hidrante”, disse à TV Pajuçara a representante da Fundação Palmares, que administra o Memorial, Genisete de Lucena. Segundo ela, há um projeto do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) para reforma no parque, quie poderá contemplar um plano de combate a incêndios.
O guarda florestal Ivo Palmeira, também ouvido pela TV Pajuçara, disse que o fogo começou de manhã cedo, mas só por volta das 8h30 foi identificado o foco das chamas, fora da área tombada.
“Aí descemos a vimos que não ia ter como controlar o fogo e ele podia passar para dentro da área do parque”.
Os guardas florestais acionaram o Corpo de Bombeiros de Maceió, já que não existe unidade da corporação em União dos Palmares. Perdeu-se mais um bom tempo com o deslocamento, inclusive porque o local do fogo é de difícil acesso. O primeiro combate às chamas foi feito com a ajuda de carros-pipa de uma usina.
Mesmo depois da chegada dos Bombeiros, o combate ao fogo foi difícil. “A dificuldade que a gente tem é a água, que a gente não tem, precisamos reabastecer numa usina aqui próxima”, disse o sargento Alex, dos Bombeiros, à TV Pajuçara, em meio à luta contra as chamas.
Incêndios na região da Serra da Barriga são frequentes, e quase sempre ocorrem por imprudência dos moradores da região, disse Genisete. “Sempre acontece incêndio aqui na serra, infelizmente provocados pelos moradores”, lamentou ela. “Esse de hoje foi provocado por um morador da área não tombada. Começou na roça dele, preparando o plan tio de banana, se não me engano, e acabou se alastrando”.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em Maceió, as chamas não atingiram nenhum povoado ou casa isolada, nem feriu ninguém, destruindo apenas áreas de mata nativa ou plantada.
Fotos
Fonte: Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!