quinta-feira, 1 de março de 2012

Município lança Plano de Políticas Públicas da Cidadania LGBT

O lançamento do Plano Municipal de Políticas Públicas da Cidadania LGBT, criado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aconteceu na tarde desta terça-feira (28), no Hotel Radisson, na Pajuçara, durante a VII Reunião Ordinária do Conselho Nacional LGBT.

O evento, que foi presidido pelo Secretário-Executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e presidente nacional do movimento LGBT, Ramaís de Castro Silveira - representando a Ministra Maria do Rosário Nunes - contou com a presença de lideranças do movimento de todo o Brasil, além dos secretários municipais de Assistência Social, Francisco Araújo, e de Educação, Thomaz Beltrão, do secretário adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, do secretário de Estado da Defesa Social, coronel Dário César, da secretária da Mulher, Kátia Born, vereadores e pessoas envolvidas com a causa.

O secretário Francisco Araújo ressaltou que o momento de apresentar o plano foi oportuno para demonstrar, de forma concreta, o compromisso do governo municipal com os direitos humanos. Ele agradeceu a sua equipe pelo empenho na elaboração do trabalho. “Com esta ação, mostramos que estamos bem intencionados, nos empenhando em realizar este trabalho, que é pioneiro no nosso Estado e pretende combater as desigualdade e garantir a execução de políticas públicas voltadas ao público LGBT”, afirmou.

Em seguida, a assessora técnica da Semas, Ana Pereira, apresentou o Plano de Ação, criado na perspectiva da garantia dos direitos do pleno exercício da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de Maceió, com foco no enfrentamento à discriminação da cidadania e na redução das desigualdades sociais. As ações serão articuladas entre o órgão e as demais secretarias municipais.

Segundo Thomaz Beltrão, apesar das dificuldades visíveis que o País enfrenta com assuntos relacionados ao tema discutido, o momento é de mais mobilidade social. “Tenho imensa satisfação em participar de uma reunião de extrema importância e acredito que, para superar o preconceito, deve existir perseverança. Quero me colocar à disposição da secretaria e cumprir todas as ações que a Semed pode realizar nas escolas”, disse.

A Semas atendeu a uma reivindicação do movimento LGBT, e coordenou a construção do plano, através da Coordenação de Promoção das Minorias Sociais e Diversidade Sexual. A iniciativa foi desenvolvida após instituir a Comissão Interinstitucional, através da portaria n°02/2012, publicada no Diário Oficial do Município no dia 2 de fevereiro de 2012.

Fonte: Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!