terça-feira, 20 de março de 2012

APNs 30 anos

Por: Helciane Angélica


Na última sexta-feira (16.03), ocorreu no auditório do Museu Afro Brasil em São Paulo, a solenidade de abertura do Ano Celebrativo pelos 30 anos de atuação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). A entidade nacional é vinculada ao Movimento Negro, tem como lema “conscientização, organização, fé e luta”, e, encontra-se presente em 12 estados, espalhados em todas as regiões do país.

Na solenidade, tiveram vários pronunciamentos, apresentações culturais com o Grupo Conexão Dançar África Brasil e do Centro Franciscano; foi exibido o vídeo sobre a trajetória dos APNs; o vídeo de apresentação sobre o Estado de Alagoas que encerrará as atividades comemorativas; teve ainda, o lançamento da logomarca dos 30 Anos e o blog oficial do evento: www.apns30anos.blogspot.com.

Estiveram presentes representantes dos estados de Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e do interior de São Paulo, além de gestores locais, parlamentares e entidades como: União de Negros pela Igualdade (Unegro), Fala Negão, Quilombohoje, Negra sim, Feira Preta, Educafro, Instituto do Negro Padre Batista, Central Única dos Trabalhadores e o Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra em São Paulo.

De acordo com Nuno Coelho, Coordenador Nacional dos APNs, “esse é um momento especial, de celebração e valorização da trajetória da entidade, que também é vista como uma grande família em prol de políticas públicas nas questões étnicorraciais, pela igualdade de gêneros, no combate do racismo e da intolerância religiosa”.

Durante todo o ano de 2012, os mocambos (núcleos de base) dos APNs farão várias atividades preparatórias e de mobilização para a grande festa que ocorrerá de 13 a 17 de março em 2013, nas cidades alagoanas de Maceió e União dos Palmares, que terá uma vasta programação sócio-cultural. Acompanhe outras informações: www.apnsbrasil.org.


Convidados especiais

Na cerimônia de lançamento do Ano Celebrativo dos 30 anos dos APNs, esteve uma forte delegação alagoana, que prestigiou a solenidade e aproveitou para divulgar os atrativos do Estado que sediará as comemorações em 2013. Na foto, da esquerda para a direita: Nuno Coelho, Coordenador Nacional APNs; Valdice Gomes (Cojira-AL); Marcelo Nascimento (Secretário Adjunto da Semed); Helciane Angélica (Coordenadora Estadual dos APNs-AL); Allex Porfírio (Anajô/APNs); Clébio Araújo (Vice-Reitor da Uneal); Claudia Pessôa (Secretária de Turismo de Maceió); Agda Cristina (Maceió Convention); e o Deputado Federal Vicentinho (PT-SP).


Fonte: Coluna Axé - nº193 - Jornal Tribuna Independente  (20.03.12) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!