terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Festival Mundial de Artes Negras

Por: Helciane Angélica
Com informações da Ascom da Fundação Cultural Palmares




Desde o dia 10 até o 31 de dezembro, o Senegal é a sede do III Festival Mundial das Artes Negras onde mostra o que existe de mais criativo e de representatividade étnico-cultural! O Brasil é o convidado de honra desta edição, por ser a nação com o maior número de negros ou mestiços do mundo, perdendo apenas para a Nigéria. 

Dentre as atrações brasileiras estiveram: Margareth Menezes, Olodum, Rita Ribeiro, Ilê Aiyê, Chico César, Sandra de Sá, Rappin´ Hood, Nilze Carvalho, Mombaça, Cantos de Congo, Lazzo, a Escola de Samba Império Serrano, Maracatu de Baque Solto Águia Formosa, Cia dos Comuns e Grupo de Capoeira Ginga e Malícia; ainda contou com espetáculos de dança e paradas populares inspiradas nos tradicionais festivais, e restaurantes com diversos pratos e especialidades brasileiras. 

O cinema brasileiro também teve seu espaço de divulgação com a presença dos cineastas Jeferson De, Joel Zito Araújo, Zózimo Bulbul, Viviane Ferreira e Raquel Gerber; além da exposição fotográfica no Museu de Dakar, ressaltando o talento e os ângulos diferenciados do fotógrafo Januário Garcia. Na programação foi incorporado um fórum com intelectuais dos países envolvidos, para debater temáticas relacionadas à Renascença Africana sobre os aspectos econômico, sócio-cultural e político, além de discutir estratégias econômicas para libertar o continente da dependência – a atividade foi idealizada e coordenada pelo escritor e vice-presidente da Assembleia Nacional do Senegal, Iba der Thiam. 

No Hotel Des Almadies ficou hospedada a delegação brasileira composta por nomes como o de Conceição Evaristo, Petronilha Dias, Zelia Amador, Henrique Cunha, Rafael Sanzio, Mario Nelson, Marcelo Paixão, Kabenguele Munanga, Nilza Iraci e Eliane Borges, além do movimento negro brasileiro, com representantes dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) e da União de Negros pela Igualdade (UNEGRO). Eis um belo evento e de visibilidade para o continente africano!



Fonte: Coluna Axé - Tribuna Independente (21.12.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!